Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS |
Você tomaria uma garrafa de 500 ml de refrigerante se soubesse que teria de caminhar por 42 minutos para queimar as 210 calorias presentes na bebida? É este questionamento que especialistas norte-americanos esperam que as pessoas façam antes de comprar determinado alimento. Eles acreditam que a informação calórica do rótulo não faz sentido para a maioria dos consumidores e que seria mais impactante se houvesse dados sobre a queima das calorias nas embalagens.
Os pesquisadores da escola Bloomberg Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizaram o teste em seis lojas na cidade de Baltimore: fizeram uma conversão de calorias em exercícios em garrafas de 590 ml de refrigerante. Para queimar as 250 calorias, 50 minutos de corrida ou uma caminhada de cinco quilômetros seriam necessários.
— As pessoas realmente não entendem o que significa dizer que uma lata de refrigerante normal tem 250 calorias — disse a líder do estudo, Sara Bleich.
E parece que os cientistas têm razão. Como resultado, depois de se depararem com a conversão, muitas pessoas optaram pela compra de bebidas mais saudáveis. O consumo médio de calorias ingeridas caiu de 203 para 179. A água, por sua vez, aumentou de 1% para 4% das compras.
Os resultados foram publicados na última sexta-feira no American Journal of Public Health.
Zero Hora
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