A forma como a pessoa carrega o próprio corpo reflete na qualidade de vida |
Espinha ereta ajuda a manter a saúde em dia
Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. E acredite: manter a espinha ereta pode trazer muito mais benefícios do que os apreciadores desses versos podem imaginar.
Uma boa postura é essencial para evitar as indesejadas dores nas costas, nos ombros e no pescoço e para prevenir doenças que podem ser desencadeadas por deformidades ou desvios na estrutura óssea. Mas, muito mais que isso, uma boa postura pode ter tudo a ver com ânimo e disposição, com um bom funcionamento dos órgãos e, ainda, com a autoestima.
Para manter a postura adequada, é necessário que se tenha cuidado em uma série de questões que vão desde as atividades rotineiras até a prática de exercícios físicos.
Aliás, você está lendo este texto em que posição? Sentado? Curvado? Escorado para trás? Na cama? Debruçado sobre a mesa? Preste atenção no seu corpo e nas maneiras de se posicionar da melhor forma, porque boa postura também tem tudo a ver com respiração, energia, disposição, autoestima e até mesmo produtividade.
Luciane Sanchotene Daronco, doutora em Ciências do Movimento e professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), explica que manter a postura correta é organizar os músculos, o esqueleto e as articulações. Na prática, pode significar abdome contraído, ombros relaxados e respiração correta:
_ As pessoas precisam estar atentas à respiração e ao abdome encaixado o tempo inteiro. O correto só seria relaxar na hora de dormir.
De acordo com Luciane, que também é coordenadora do Laboratório de Ergonomia e Cineantropia dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UFSM, a postura influencia diretamente na autoestima:
_ Uma pessoa com os ombros relaxados e a coluna ereta tem uma boa autoestima. Já as pessoas mais retraídas e tímidas costumam se curvar mais. Isso é comum nos adolescentes. As meninas costumam se curvar quando os seios crescem. Os meninos que são mais altos que os outros fazem a mesma coisa.
A forma como a pessoa carrega o próprio corpo reflete na qualidade de vida. A postura ruim deprime e pode gerar dor.
_ As pessoas trabalham muito e são cobradas, sofrem tensão. Elas dormem mal e não têm um dia agradável. Com isso, elas terão quadros de dor frequentes _ diz Jonas Skupien, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário