Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Human Rights Watch pede banimento de testes de virgindade no mundo

Foto: Kim Ludbrook / EFE 29/8/2005
Virgens candidatas à esposa do rei desfilam em Mbabane, na Suazilândia
Organização baseia-se em manual da OMS que atesta a falta de validade científica do exame
 
Rio - A organização Human Rights Watch (HRW) pediu nesta segunda-feira (01) que a comunidade internacional se esforce para banir testes de virgindade, baseando-se em um novo manual divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os ativistas reiteraram apelo especial para Indonésia, onde provas para a polícia local se valiam da verificação como um dos pré-requisitos para recrutas do sexo feminino.
 
De acordo com o documento da OMS, testes de virgindade não teriam “validade científica” e seriam irrelevantes em termos de saúde pública. A organização da ONU também recomenda que governos nacionais suspendam os exames.
 
A HRW lembra que o teste ainda é aplicado em muitas partes do mundo. No Afeganistão, ele é utilizado rotineiramente em mulheres e meninas acusadas de "crimes morais", tais como vítimas que fogem de violência doméstica e de casamentos forçados. Duas semanas atrás, a HRW informou que "testes de virgindade" são realizados no exame físico dos candidatos do sexo feminino para a polícia indonésia.
 
O Oriente Médio e Norte da África seriam outras regiões onde a prática ainda está em uso. Já a Índia ainda não colocou em prática um novo protocolo que proíbe o teste em sobreviventes de estupro.
 
Testes de virgindade foram reconhecidos internacionalmente como uma violação dos direitos humanos, especialmente pelo "tratamento cruel, desumano ou degradante."
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário