Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Implante remove alimento do estômago logo após as refeições

Reprodução
Comer demais é uma arte que quase todo mundo domina. Imagine se fosse possível comer tudo o que você quisesse, e, depois de estar satisfeito, retirar uma parte dessa refeição exagerada para não acumular as calorias extras. Ops, isso já é possível
 
O AspireAssist, da Aspire Bariatrics, um aparelho inventado por Dean Kamen e um grupo de médicos, funciona como uma “bomba” que pode “evacuar” ou “drenar” 30% dos alimentos no estômago de uma pessoa 20 minutos após uma refeição.
 
O tubo
A terapia, AspireAssist Aspiration Therapy System, funciona inserindo um tubo no estômago dos pacientes, que pode ser puxado para fora através de uma incisão no abdômen (logo acima do umbigo) e tampado com uma espécie de “chip”.
 
Para começar a terapia de aspiração, o tubo especialmente concebido, conhecido como A-Tube, é colocado no estômago. O tubo é feito de borracha de silicone, é fino e liga o interior do estômago diretamente a uma espécie de chip dimensionado na pele do lado de fora do abdômen.
 
Esse chip possui uma válvula que pode ser aberta ou fechada para controlar o fluxo do conteúdo do estômago. O paciente esvazia uma parte deste conteúdo (você pode decidir onde quer despejá-lo; a privada é uma opção interessante) depois de cada refeição através deste tubo. O processo de esvaziamento é chamado de “aspiração”.
 
O processo
O processo de aspiração deve ser feito cerca de 20 minutos depois da refeição ser consumida, e leva de 5 a 10 minutos para ser completo.
 
20 minutos após uma refeição, o seu cérebro entende que você está satisfeito e a fome passa, mas a comida ainda não foi totalmente digerida no interior de seu estômago.
 
Sendo assim, você pode realizar a aspiração na privacidade de seu banheiro, drenando a comida diretamente no vaso sanitário. Como o processo remove apenas um terço da comida, o corpo ainda recebe as calorias que necessita para funcionar. Você estará 100% satisfeito, mas só absorverá 70% das calorias.
 
Para a perda de peso ideal, os criadores do aparelho sugerem que o paciente aspire após cada refeição principal (cerca de 3 vezes por dia) inicialmente. Ao longo do tempo, conforme os pacientes aprenderem a comer mais saudavelmente, podem reduzir a frequência de aspirações (como se alguém fosse controlar o que come sabendo que pode simplesmente por o excesso pra fora).
 
Assista o vídeo abaixo demonstrando o processo (se você tiver estômago suficiente para tanto:

Desvantagens
Apesar de já ser liberado em alguns países da Europa, o aparelho ainda não têm autorização da Food and Drugs Administration para ser vendido nos EUA (agência que regula a comercialização de remédios e alimentos no país). Isso tem a ver com os riscos envolvidos no processo.
 
Apesar dos testes clínicos de um ano de AspireAssist nos EUA levarem 24 pacientes obesos a perderem cerca de metade do seu excesso de peso (em média 20 kg), o tubo pode entupir por causa de alimentos densos; a drenagem pode causar desidratação ou irritação da parede do estômago; e os “pacientes” podem privar seu organismo de um terço do total de nutrientes essenciais como sódio, potássio e cálcio que estavam na refeição ingerida.
 
Especialistas acreditam que infecções, depressão, suicídio, hipoglicemia grave, deficiência de tiamina extrema, anemia, osteoporose e todos os tipos de outras complicações podem, eventualmente, ser ligadas ao uso do aparelho.
 
Além disso, pode passar pela cabeça de muitas pessoas o fato óbvio de que “cuspir pra fora” o que você comeu se parece mais com um distúrbio alimentar do que uma terapia saudável.
 
Por conta de tudo isso, a AspireAssist alerta que o tratamento deve ser usado em conjunção com um programa de modificação de estilo de vida, e exige cuidado e monitoramento médico abrangente.
 
O programa supostamente combina reuniões de aconselhamento psicológico individuais e em grupo para estimular escolhas alimentares saudáveis, ingestão de porções de tamanhos menores e aumento da atividade física. O programa também oferece dicas para incorporar a aspiração na rotina diária.
 
O que você acha? O aparelho pode ser uma boa solução para a epidemia de obesidade ou é só mais uma tentativa exagerada e dramática de perder peso fácil e rapidamente que tem tudo pra dar errado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário