Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Menstruação: o último tabu das mulheres esportistas?

Getty Images
Tenista britânica disse que se sentiu mal durante partida
Ex-tenista britânica diz que as mulheres "sofrem em silêncio"
 
O impacto do ciclo menstrual no desempenho das atletas é o "último tabu" do esporte, opina a ex-tenista britânica (e ex-número 1 do país) Annabel Croft. Ela declarou à BBC Radio 5 que as mulheres "sofrem em silêncio".
 
O comentário se referia à derrota, na primeira rodada do Aberto da Austrália, na terça-feira, da também britânica Heather Watson, que admitiu que não se sentiu bem durante a partida.
 
— Acho que é apenas uma dessas coisas que eu sinto, coisas de menina.
 
A jogadora de 22 anos contou que sentiu tontura, náusea e falta de energia na partida, que perdeu por 6-4 e 6-0 para a búlgara Tsvetana Pironkova.
 
Ela pediu ajuda médica no final do primeiro set e estava visivelmente abatida nos últimos sete games, vencidos por Pironkova.
 
Após a derrota, Watson afirmou que "se sente assim às vezes".
 
'Corajosa'
"Vou ao médico depois, para ver se há algo que eu possa fazer para me ajudar em momentos como este no futuro."
 
Annabel Croft descreveu os comentários de Watson como "corajosos" e afirmou que as mulheres "se identificam totalmente" com esses sintomas.
 
— Os problemas mensais das mulheres são um dos temas que são varridos para baixo do tapete, um grande segredo. Para as mulheres, ter de lidar com eles já é difícil o bastante, mas tentar jogar um esporte de alto nível em um dos momentos mais cruciais do calendário (esportivo) é uma falta de sorte. Acho que as mulheres sofrem em silêncio quanto a isso. É um tema que sempre foi tabu.
 
Watson disputou o primeiro Grand Slam da temporada, em Melbourne, pouco depois de ter conquistado seu segundo título da WTA, na semana passada, e estando em 38º lugar no ranking feminino.
 
— É muito frustrante, especialmente no momento em que eu realmente quero toda a minha energia e estar em 100% (da forma). Mas acontece. É uma pena e uma droga.
 
BBC Brasil / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário