Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Uso de redes sociais pode diminuir estresse em mulheres

Em homens, não foi encontrada nenhuma associação das mídias com aumento da tensão
 
As mulheres que usam redes sociais podem ter uma vantagem com relação aos homens que fazem o mesmo: a prática pode diminuir o estresse delas. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela Pew Research.
 
O estudo analisou 1,8 mil adultos, questionando sobre como e quantas vezes os entrevistados usavam mídias sociais. Foi utilizada uma escala de estresse percebido, que perguntou quantas vezes, nos últimos 30 dias, uma pessoa foi perturbada por algo que aconteceu de forma inesperada, que fugia do seu controle.
 
No geral, os pesquisadores não encontraram, nos homens, correlação entre a frequência do uso das mídias sociais e o estresse. Nas mulheres, no entanto, "o uso de algumas tecnologias está ligada à diminuição do stress, ainda que de forma modesta".
 
O resultado apontou que uma mulher que usa o Twitter várias vezes por dia, envia ou recebe 25 e-mails diariamente e compartilha fotos por meio de smartphone, apresenta níveis de estresse 21% mais baixos em comparação com aquelas que não utilizam essas tecnologias.
 
Os pesquisadores acreditam que a diferença entre os gêneros se deve ao modo como homens e mulheres se comunicam no mundo virtual. Eles ressaltam que "estudos existentes descobriram que compartilhar eventos positivos e negativos pode ser associado com o bem-estar emocional, e as mulheres tendem a compartilhar suas experiências emocionais com uma gama maior de pessoas do que os homens". Em outras palavras, as mulheres podem, em média, fazer uso psicologicamente mais saudáveis das redes sociais.
 
O Twitter foi uma das redes sociais que mais ajudou a diminuir o estresse, segundo os pesquisadores. Compartilhar eventos logo depois que eles acontecem e se expressar por meio de pequenas pode proporcionar às mulheres uma sensação de alívio maior que nos homens.
 
Mas o uso das redes sociais também pode afetar negativamente as mulheres com mais intensidade. É mais provável que elas se chateiem ao ver coisas ruins acontecendo com seus amigos. Os pesquisadores disseram que elas são mais propensas a serem "infectadas" pelo estresse de outras pessoas.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário