Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Sete dicas para evitar o pé diabético

Doença acontece quando há úlceras na região devido à má circulação sanguínea
 
Além do cuidado com a alimentação, as pessoas que sofrem algum tipo de diabetes devem redobrar a atenção com os pés. O pé diabético acontece quando há úlceras na região devido à má circulação sanguínea e níveis descontrolados de glicemia no organismo.
 
— Quem tem diabete deve observar os pés com mais frequência e procurar por pequenas feridas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, bolhas e mudança no formato dos pés. No caso de existir algum problema é importante procurar um médico — explica a cirurgiã vascular Karen Rigoni.
 
Veja sete dicas para evitar a doença:
 
1) Prestar atenção nos sintomas: quem tem diabete deve procurar um médico ao sentir perda de sensibilidade no local, dores, queimação nos pés e nas pernas, dormência e fraqueza nas pernas.
 
2) Realizar autoexame nos pés: é importante observar atentamente se há presença de rachaduras, cortes, calos, frieiras, alterações de cor e feridas. A dica é utilizar um espelho para conseguir examinar todo o pé.
 
3) Manter os pés limpos: uma forma de prevenir o pé diabético é manter a higiene para evitar rachaduras e feridas. A limpeza deve ser feita com água morna e a toalha deve ser macia. Evite esfregar a pele e mantenha os pés hidratados.
 
4) Ter cuidado na hora de usar meias: fuja dos tecidos sintéticos e nylon. Procure optar por meias de algodão ou lã.
 
5) Cortar das unhas com delicadeza: é importante lavar e secar muito bem as unhas. Para cortar, utilize um alicate apropriado e evite tirar a cutícula. Se surgir calos, procure um médico, não uma pedicure.
 
6) Ter atenção com os calçados: o ideal é que eles sejam confortáveis e que ofereçam firmeza aos pés. Para as mulheres, não abusar de salto alto (o ideal é que ele tenha 3 centímetros de altura e seja quadrado).
 
7) Fazer exames de rotina: para evitar maiores complicações, faça exames de rotina para verificar o nível de glicemia no organismo, prevenindo o pé diabético.
 
Mais dicas:
 
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário