Nesta última terça-feira (03/02), a Secretaria Municipal de Saúde do município de Foz do Iguaçu emitiu ofício alertando sobre a circulação de Notificações de Receitas B2 falsificadas
O CRF-PR, através da equipe de fiscalização, alertaram os profissionais da região para que fiquem atentos a estas prescrições.
A NRB2 é utilizada para a dispensação de medicamentos anorexígenos, como a Sibutramina, utilizados como auxiliar nos tratamentos para perda de peso.
Por acreditarem que somente o medicamento pode auxiliar na redução de peso, algumas pessoas acabam tentando adquiri-lo de forma ilícita.
Estes medicamentos devem ser prescritos por um médico. Além disso, a receita deve estar acompanhada por um termo de responsabilidade que deve ser preenchido pelo médico, farmacêutico e paciente. O Assessor do CRF-PR, Dr. Luciano Pacheco, esclarece que é papel do farmacêutico impedir tais atos, bem como orientar a população sobre os tratamentos adequados para redução de peso, que envolve uma equipe multiprofissional. O farmacêutico também deve alertar que estes medicamentos possuem um rígido sistema de controle, devido à possibilidade de causar reações adversas e potencialmente sérias.
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário