Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de março de 2015

Automedicação e uso incorreto de medicamentos podem levar à morte

Especialistas afirmam que doenças podem ser mascaradas

Dados obtidos pela Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) mostram que, anualmente, cerca de 20 mil pessoas morrem, no País, vítimas da automedicação. Por causa das atribulações da vida moderna e muitas vezes da dificuldade de acesso a um médico, a automedicação se tornou uma perigosa atitude na tentativa insistente de alívio de dor ou incômodo. Mesmo os medicamentos isentos de prescrição que, segundo informe do Conselho Nacional de Saúde, correspondem a 65% do mercado, precisam ser ingeridos com critério.
 
Segundo o endocrinologista do Hospital Albert Einstein, Paulo Rosenbaum, os perigos da automedicação atingem vários tipos de medicamentos. “Anti-inflamatórios podem provocar úlceras e até sangramentos no sistema digestório e pioram a função renal em idosos. Analgésicos podem mascarar sintomas e antibióticos podem causar resistência”, afirma.
 
Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos (ICTQ), foi constatado que 76,4% da população brasileira utiliza medicamentos com base na indicação de vizinhos, colegas, amigos e familiares. Em muitas destas situações, os usuários determinam a dose sem nenhum critério.
 
“Se já é difícil para o próprio médico entender um sintoma e acertar a medicação do paciente, imagine o risco que ele corre se começar a se medicar por conta própria”.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário