Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de março de 2015

Pesquisadores orientam usuários do SUS sobre como descartar remédios

Foto: UFSJ/Divulgação
Pesquisadores ensinam forma correta de descarte
Profissionais recolhem dados sobre medicamentos jogados fora. Órgão municipal e duas universidades atuaram em 12 postos
 
Um projeto de extensão de curso oferecido por uma faculdade de Divinópolis deu orientações à população sobre a forma correta de armazenar e descartar medicamentos e ainda traçou o perfil de medicamentos descartados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Universidade de Itaúna.
 
O professor de Farmácia no campus local da Universidade Federal de São João del-Rey, André de Oliveira Baldoni, coordenou o trabalho. De acordo com ele, os estudantes observaram que os medicamentos vencidos nas casas dos usuários do SUS são, grande parte, para tratar doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. "Aliado a este problema, percebeu-se que a população e até mesmo alguns profissionais de saúde não conhecem a forma correta de armazenamento e descarte dos medicamentos", explicou.
 
O estudo foi realizado em 12 unidades de saúde escolhidas pela Semusa. Foram criados grupos para discussão e orientação sobre a importância do prazo de validade, armazenamento e descarte adequado de medicamentos. Foram também coletados os medicamentos vencidos levados pela população.
 
Números
Foram recolhidas 11.518 unidades de medicamentos, das quais 9.729 estavam vencidas (84,47%). Sobre o armazenamento, 27% dos entrevistados não armazenam os medicamentos em locais recomendados. Com relação ao descarte, o estudo comprovou que 10,5% das pessoas entrevistadas não descartam os medicamentos vencidos em locais apropriados. O destino correto dos medicamentos vencidos são as drogarias, farmácias ou postos de saúde do município.
 
Ainda de acordo com o professor, as unidades dispensadoras de medicamentos devem encaminhar os medicamentos para incineração (destino final e correto dos medicamentos vencidos). "Ações como esta podem contribuir com a minimização das intoxicações causadas por medicamentos, melhoria das condições de armazenamento e racionalização do descarte de medicamentos vencidos".
 
Diante do perfil dos medicamentos encontrados e dos possíveis impactos ambientais, clínicos e econômicos relacionados ao acúmulo dos medicamentos vencidos nas residências, Baldoni e a professora Roberta Carvalho de Figueiredo, do curso de Farmácia da UFSJ, estão coordenando uma pesquisa científica que possui como objetivo avaliar a prevalência de medicamentos vencidos nas residências dos usuários da Atenção Primária do SUS de Divinópolis. Com o resultado, será possível estimar o impacto econômico destes medicamentos vencidos para o sistema de saúde do município.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário