Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de março de 2015

Veja 8 alimentos ricos em probióticos que ajudam a emagrecer

Chucrute é uma conserva de repolho fermentado e também
pode conter probióticos
Iogurtes, queijos e até chucrute contêm probióticos, micro-organismos que auxiliam a regular a flora intestinal
 
Probióticos são micro-organismos vivos que atuam como fermentadores. Quando ingeridos na forma de alguns alimentos, proporcionam efeitos benéficos à saúde.
 
Segundo Karla Leal, nutricionista da PronoKal Brasil, “os probióticos preservam a flora intestinal como um todo, aumentando o número de bactérias benéficas e diminuindo a população dos micro-organismos patogênicos que podem causar doenças”.
 
A ação dos probióticos no intestino também aumenta a absorção de nutrientes e pode até mesmo melhorar o humor, segundo Karla. “Cerca de 90% da serotonina, o hormônio regulador do humor, é produzida no intestino. Por isso, se ele estiver desequilibrado, pode levar a depressão, por exemplo”.
 
Muito se diz sobre o potencial dos probióticos para auxiliar no emagrecimento. Mas será que eles são realmente eficientes para este objetivo?
 
Ina Carolina Menezes, nutricionista e consultora do Instituto Nyoá esclarece: “Existem artigos apontando que isso realmente acontece. O que pode ser explicado porque, de maneira geral, melhorando a flora intestinal e a absorção de nutrientes, o processo de emagrecimento é favorecido”.
 
Fabricação
Alguns alimentos lácteos fermentados contêm probióticos por terem sido enriquecidos com os micro-organismos em seu processo de fabricação. Daí a importância de sempre consultar os rótulos antes de consumir o alimento.
 
Karla acrescenta que a temperatura de transporte e armazenamento dos produtos é fundamental para garantir o efeito probiótico deles. “Devido a estes fatores, a garantia de ingestão adequada destes micro-organismos pode ser bastante prejudicada”.
 
Diante destas limitações, Ina Carolina aponta que os probióticos também podem ser consumidos na forma de suplementos, como cápsulas e em pó.
 
Confira na galeria abaixo alimentos que podem conter probióticos:
 
1. Iogurtes podem conter probióticos se os micro-organismos forem adicionados ao alimento no processo de fabricação
 
2. 'Kefir é um alimento em grão gelatinoso que contém vários probióticos', afirma Karla
 
3. Coalhada também é fonte de probióticos
 
4. Leite fermentado contém lactobacilos, que são probióticos
 
5. Chucrute é uma conserva de repolho fermentado e também pode conter probióticos
 
6. Missô, a sopinha japonesa, também contém os micro-organismos probióticos
 
7. Alguns queijos podem ter probióticos adicionados em seu processo de fabricação
 
8. Molho de soja é outro alimento que contém probióticos
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário