Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de abril de 2015

Saiba por que carne com gordura faz mal para a saúde

O garçom Alan Almeida adora comer carne vermelha gordurosa. Ele acredita que quanto mais gordura a carne tiver, mais saborosa a carne vai ficar
 
“Eu prefiro gorda, geralmente, se for churrasco mesmo, eu prefiro gorda, agora um bife eu como sem gordura. Acho que como churrasco umas três vezes no mês, sei que com a gordura faz mal, mas gosto de churrasco bem gordinho porque geralmente o churrasco que a gente faz é bem gordinho, na família todo mundo gosta de uma gordurinha no churrasco porque a carne fica mais saborosa, é melhor, pelo menos eu acho.”
 
De acordo com a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o Alan está correndo riscos consumindo carne vermelha com excesso de gordura.“Além de predispor à obesidade, ao excesso de peso, todas as evidências apontam que o uso de carnes, exatamente, carne com gordura traz riscos à saúde, especialmente, em relação às doenças cardiovasculares, em relação ao diabetes e vários tipos de câncer.”
 
Dados da pesquisa Vigitel 2014, Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico , revela que 29% da população brasileira ainda consome carne gordurosa. A diretora de Vigilância e Promoção da Saúde, Deborah Malta , recomenda que a gordura da carne não deve ser consumida pela população. “Você deve recortar e não ingerir a gordura aparente da carne e também em relação à pele do frango e de outros animais, essa pele deve ser descartada de preferência ainda no preparo.”

Para incentivar o consumo de alimentos saudáveis, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira e o livro Alimentos Regionais Brasileiros. Essas publicações incentivam o consumo de frutas , legumes e verduras e mostram que a base da alimentação deve ser feita com alimentos frescos e minimamente processados .
 
Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário