Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de junho de 2015

Crise de rinite ou resfriado? Saiba diferenciar as doenças do frio

Especialista explica as características desses transtornos, que têm em comum sintomas como irritação do nariz, espirros e coriza constantes
 
Durante a época mais fria do ano, é comum a irritação do nariz, espirros e coriza constantes. Muitos podem confundir esses sintomas de gripe ou resfriado com aqueles causados por crise de rinite alérgica. Você sabe a diferença entre elas?
 
O diagnóstico preciso exige observação detalhada dos sintomas, de acordo com a alergologista Yara Mello, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Mas antes disso, diz a médica, é preciso entender cada um desses problemas.
 
— Assim como a gripe e o resfriado, a rinite começa impactando o nariz, o primeiro local por onde passa o ar, que pode conter impurezas, até alcançar os pulmões. Mas, no caso da rinite alérgica, são antígenos e alérgenos que entram pelas vias nasais, ao contrário das outras duas, causadas por vírus e bactérias — explica.
 
A confusão acontece porque, em ambos os casos, as reações do organismo para garantir a imunidade e expulsar as “substâncias invasoras” é semelhante: irritação do nariz, espirros e coriza constantes.
 
— A diferença é que a gripe e o resfriado possuem agravantes como febre, dor no corpo, mal estar e indisposição — detalha Yara.
 
No entanto, as dicas para prevenção de todas elas é semelhante:
* evitar lugares aglomerados, úmidos e embolorados.

* deixar sempre a janela aberta para circulação do ar em ambientes fechados.

* lavar as mãos constantemente

* não levar as mãos sujas aos olhos e, principalmente, ao nariz.
 
— No caso da contaminação por gripe ou resfriado e em casos de crise de rinite alérgica, remédios contendo anti-histamínicos, que servem de base para os antialérgicos, estão entre as recomendações dos médicos — finaliza a médica.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário