Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de junho de 2015

Entenda a polêmica sobre a realização do parto em casa ou no hospital

Foto/Reprodução: Parto Normal
O alto número de cesáreas no país e o resgate do parto domiciliar dividem opiniões sobre a forma mais adequada de dar à luz
 
Mais da metade dos nascimentos no Brasil é realizada por meio da cesárea, o que faz do país o líder mundial no procedimento. Considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a cirurgia alcança o índice de 84% na rede privada brasileira e de 40% na pública — a recomendação da OMS é de 10% a 15%. Com números tão altos, a ideia de parto humanizado, que incentiva o nascimento natural e menos "medicalizado", tem ganhado força no país e, inclusive, incentivo do Ministério da Saúde.
 
Mas o assunto ainda é polêmico e divide opiniões. O texto da colunista de ZH Rosane de Oliveira "Parto Humanizado em Hospital", publicado em 14 de junho, é um exemplo da controvérsia que o tema causa. Diante da posição da jornalista de que "não precisamos de modismos que coloquem em risco a vida de mães e bebês", ao citar o caso de mães que buscam o realizar o parto em casa, diversos leitores se manifestaram argumentando que a volta de um parto mais natural é necessária para reduzir o número de cesáreas, enquanto outros reforçaram a importância da estrutura hospitalar para dar segurança ao procedimento.
 
Segundo o obstetra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Jose Geraldo Lopes Ramos, a polêmica ainda vai longe. A preferência de médicos e pacientes pela cesárea depara com um crescente movimento de resgate do naturalismo que, em seu emprego mais extremo, promove a volta do parto domiciliar.
 
— Não devemos ir nem tanto ao céu, nem tanto à terra. É preciso encontrar um equilíbrio entre a segurança e a naturalização — afirma o obstetra.
 
Saiba o que defende cada uma das pontas dessa polêmica:
 
Em defesa do parto no hospital
O obstetra Jose Geraldo Lopes Ramos defende que não se pode abrir mão de realizar o parto no hospital.
 
— Desde que o procedimento foi levado para o ambiente hospitalar, é raro ouvir que uma mulher "morreu de parto". Cerca de 80% dos nascimentos ocorrem de maneira adequada, com situações que são fáceis de manejar. Mas de 10% a 20% dos partos terão complicações graves, que necessitam de intervenções médicas. Ainda assim, não há como justificar o índice de cesarianas que temos nos hospitais privados — pondera.
 
Segundo Ramos, há uma busca nos hospitais para tornar o parto mais natural.
 
— Humanizar não significa perder a segurança, que é fundamental e já salvou muitas vidas — afirma o obstetra.
 
A coordenadora da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein, Rita Sanchez, acredita que os hospitais privados brasileiros ainda estão longe de alcançar uma humanização do parto que reverta a cultura da cesárea criada nos últimos anos.
 
É justamente esse o objetivo do programa Parto Adequado, desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement, dos Estados Unidos, pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela Agência Nacional de Saúde Complementar, em parceria com o Ministério da Saúde. Ainda em fase piloto, a estratégia busca aumentar a segurança do parto normal e revisar as práticas de atendimento antes e depois do parto.
 
— É preciso criar condições que permitam esperar pelo parto normal — conclui Rita.
 
Em defesa do parto domiciliar
A parteira Marília Largura tem mais de 40 anos de experiência e já realizou mais de 5 mil partos. Segundo ela, o parto domiciliar é um resgate do procedimento como algo orgânico, fisiológico e natural.
 
— O parto em casa leva em consideração a mãe, seu modo de vida, sua cultura. Faltam informação às mulheres para que elas possam ser protagonistas desse momento tão importante — defende.
 
Ainda que seja "radicalmente contra a cesárea", a parteira afirma que o procedimento deve ser realizado em casos de risco — em até 25% dos casos, segundo Marília. Para ela, mesmo quando o nascimento ocorre em casa, garantir a segurança para a mãe e o bebê é fundamental.
 
— É preciso ter uma equipe experiente e um aparato de cuidados. A segurança depende muito de quem vai fazer o parto e da preparação da mãe. Ela precisa se informar para ter certeza de que isso faz parte da sua cultura de vida — pondera.
 
O que é um parto humanizado
Conheça algumas indicações do Ministério da Saúde para tornar o nascimento mais natural:
 
— Garantir à mulher o direito de escolher um acompanhante que ofereça apoio físico e emocional durante o trabalho de parto.
 
— Disponibilizar variadas formas não medicamentosas de alívio da dor, como banheira ou chuveiro, massagens, bola de pilates, compressas quentes ou frias, entre outras.
 
— Oferecer à mãe líquidos e alimentos leves durante o trabalho de parto.
 
— Disponibilizar cuidados para reduzir as chances de ter de submeter a mulher a procedimentos invasivos como a indução do parto, a cesárea e episiotomias (corte do períneo).
 
— Garantir ambiente tranquilo e acolhedor, com privacidade e iluminação suave.
 
— Caso seja da rotina do estabelecimento de saúde, autorizar a presença de doula comunitária ou voluntária em apoio à mulher.
 
— Permitir que mães, pais ou responsáveis tenham acesso livre ao recém-nascido, 24 horas por dia, dentro do hospital, mesmo que os bebês estejam na UTI neonatal.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário