Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de junho de 2015

Saiba se o fio dental deve ser passado antes ou depois da escovação

Item é fundamental para prevenir problemas bucais como a cárie
 
Usar escova, pasta e creme dental diariamente é fundamental para uma higiene bucal adequada. Tão importante quanto a dupla responsável pela escovação, o fio ou a fita dental chega a lugares não alcançados pela escova, removendo restos de alimentos acumulados. Mas existem regras na hora de usar o fio?
 
Poucos estudos abordam qual seria a maneira correta de passar o fio dental, e ainda não há um consenso se ele deve ser usado antes ou depois da escovação. A Associação Brasileira de Odontologia no Rio Grande do Sul (Abors) não tem um posicionamento definido sobre o assunto e afirma que os especialistas têm diferentes opiniões sobre o tema.
 
ZH conversou com sete dentistas para saber qual das duas indicações deve ser considerada. Apesar de cada um ter sua própria recomendação, todos concordam que a escolha é opcional. O importante mesmo é não deixar de usar.

— Apenas de 10% a 15% das pessoas usam o fio dental, e esse hábito é muito difícil de ser incentivado. Se o paciente estiver passando o fio já está ótimo. Não vai haver diferença significativa se ele fizer isso antes ou depois da escovação — afirma a cirurgiã-dentista Tatiana Beltrami.

Segundo o odontopediatra Paulo Kramer, entretanto, a ordem do uso do fio e da escova interfere na limpeza.

— Para remover os resíduos que não foram embora com a escovação, o fio dental pode ser passado depois. Se passado antes, ele irá remover a placa bacteriana, um dos fatores causadores da cárie — afirma Kramer, que, em geral, recomenda a utilização do fio ou da fita dental depois.
 
Em vídeo, dentista mostra a maneira correta de usar o fio dental:
 

 
Entre as principais finalidades do uso do fio dental está a remoção da placa bacteriana, responsável por ocasionar inflamação na gengiva (gengivite) e cáries, entre outros problemas. Consultar um especialista para saber qual é o tipo de fio ideal para determinado caso é importante, já que as recomendações variam de acordo com a formação dentária de cada pessoa.
 
A fita dental — mais larga e achada que o fio — e a escova interdental são, em geral, recomendadas para casos específicos, como os de diastema (espaço entre os dentes). Quem tem dentes muito juntos e sofre no momento de colocar ou retirar o fio pode usar o fio dental com cera, que irá deslizar com mais facilidade entre os dentes.

Tatiana recomenda que o fio seja utilizado sempre após as principais refeições. Se a correria do dia eventualmente não permitir esse cuidado, a indicação é que se passe o fio à noite.
 
— A limpeza durante a noite é a mais importante do dia, porque é o período onde ocorre a diminuição da salivação, processo que ajuda a higienização natural da boca — explica a cirurgiã dentista.

A coordenadora clínica dos laboratórios da Abors, Luciana Martinelli de Lima, diz que ferimentos na gengiva, por exemplo, podem ser resultado do uso inadequado do fio dental, mas não pelo uso excessivo do item. O indicado é não utilizar muita força na hora de passá-lo.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário