Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mais de 50% da indústria farmacêutica não tem conhecimento pleno sobre rastreabilidade

A pesquisa ainda revela que 43% ainda não iniciaram a implementação da norma

Pesquisa realizada revela que 55% dos respondentes da indústria farmacêutica afirmaram não ter pleno conhecimento sobre regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) RDC nº 54, e 8% disseram não ter nenhum conhecimento sobre o assunto.
 
Estabelecida pela Anvisa em 2013 e que passa a valer integralmente no próximo ano, a regulamentação traz regras sobre a implantação do sistema nacional de controle de todos os medicamentos sujeitos a registro, inclusive amostras grátis.

A RDC 54 prevê o rastreamento dos medicamentos por meio eletrônico, de forma a permitir a consulta ao histórico, aplicação e localização de toda unidade de medicamento produzido, dispensado ou vendido no território nacional, por meio de sistemas de informação que possibilitem o controle do produto desde a fabricação até a sua entrada no estabelecimento que realiza a dispensação.
 
A pesquisa traz ainda outros dados alarmantes: 43% dos respondentes ainda não iniciaram a implementação da norma e 20% ainda não têm nenhum planejamento.
 
"Apesar da implementação da regulamentação ser apenas no final do ano que vem, já em dezembro deste ano todos os fabricantes deverão disponibilizar à Anvisa os dados completos de rastreamento de três lotes pilotos. A abrangência da RDC 54 vai além das fronteiras da indústria, envolvendo toda a cadeia de valor do setor inclusive operadores logísticos, distribuidores, hospitais e postos de saúde e a rede de varejo farmacêutico. Por isso, é crucial que os participantes adotem medidas concretas para a implementação dos requerimentos da regulamentação, atentando para os prazos para tanto, que já são bastante curtos", afirma o sócio da KPMG no Brasil e líder do setor farmacêutico, Leonardo Augusto Giusti.
 
TI Inside / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário