Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Verão acima da média demanda maior cuidado com insulina

Confira dicas para manter a qualidade e eficácia do medicamento
 
O verão 2015-2016 será um dos mais quentes da história, com temperaturas até 4º C acima da média, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Por essa razão os cuidados com o transporte de medicamentos biológicos, como a insulina, devem ser redobrados.

“Por ser produzida a partir de células vivas, a insulina precisa ser armazenada entre 2º e 8° C. De outra forma, perde totalmente o efeito. Além disso, se o medicamento congelar ou ficar exposto a altas temperaturas, também pode apresentar mudanças na cor e criar grânulos que causarão dificuldade para a aplicação”, explica a farmacêutica e auxiliar técnica do Grupo Polar, Nathalia Lima.
 
Confira dicas para manter a qualidade e eficácia da insulina durante seu transporte e armazenamento e oriente os consumidores deste medicamento:
 
Transporte:
1 - Se o transporte for rápido, no máximo de três a quatro horas, a insulina pode ser transportada em bolsa térmica ou em caixas de EPS (isopor® ) – sempre mantendo o cuidado de, logo após a chegada ao local desejado, armazená-la imediatamente na geladeira.

2 - Nunca deixar o medicamento dentro do carro, principalmente no porta-luvas, pois é um local que atinge temperaturas muito altas.

3 - Em caso de viagens, utilizar a bolsa térmica ou a caixa de EPS (isopor® ) com um elemento refrigerante (gelo) para garantir a manutenção da temperatura. No entanto, é necessária a utilização de um isolante térmico para envolver o medicamento e evitar o contato direto da insulina com o gelo, pois se isso acontecer ela pode congelar. O ideal é que o consumidor utilize a embalagem e o elemento refrigerante recomendados pelas empresas fabricantes do medicamento.

4 - Em viagens de avião, sempre levá-la na bagagem de mão, uma vez que o compartimento de cargas não apresenta controle de temperatura.
 
Armazenamento:
1 - Na geladeira jamais deixar a insulina na porta – onde há mais troca de temperatura com o ambiente – ou perto das paredes do refrigerador, onde pode sofrer picos de temperaturas abaixo de 2° C e até mesmo congelar. O local ideal é na gaveta de verduras.

2 - O medicamento também é sensível à luz, por isso é imprescindível que seja mantido em sua embalagem original, para que não se degrade.

3 - A insulina em uso pode ser acondicionada em temperatura ambiente de 15º a 30° C, porém seu período de validade é reduzido.

4 - Em cidades muito quentes, é aconselhável que a medicação seja sempre armazenada dentro da geladeira.
 
Saúde Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário