Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Acesse os dados de HIV/Aids do seu município

No Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde disponibilizou pela primeira vez dados básicos de aids dos 5.570 municípios do Brasil. Os dados estão disponíveis no endereço www.aids.gov.br/indicadores

dados DF

São apresentados os dados de a) população residente, segundo grupos específicos; b) número de nascimentos; c) casos de aids, segundo características específicas (raça/cor, escolaridade, categoria de exposição); e, d) óbitos por aids. E, os indicadores de: a) taxa de detecção de casos de aids; b) razão de sexos; c) taxa de gestantes infectadas pelo HIV; e, d) coeficientes de mortalidade por aids.

O objetivo dos dados é subsidiar os gestores municipais com informações para formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas para a resposta à epidemia de HIV/Aids.

O conjunto de indicadores foi construído tendo como fontes de dados as notificações compulsórias de HIV/aids no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os registros dos casos no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (Siscel) e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) e dados obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Além de dados populacionais dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível no site do DataSUS.

A qualidade dos indicadores depende, principalmente, das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação, como a frequência dos casos de aids e tamanho da população do município. Assim sendo, é necessário tomar em conta o tamanho da localidade, principalmente quando se observa a evolução no tempo, pois, em cidades pequenas, pode haver oscilações acentuadas associadas ao pequeno número de casos/óbitos existentes.

Os usuários dos dados poderão analisar e interpretar estes indicadores para refletir a efetiva situação da aids, subsidiando os poderes públicos em todos os níveis de gestão e participação social do SUS, bem como a comunidade técnico-científica e as instâncias de representação política do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Nenhum comentário:

Postar um comentário