Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Anticoncepcional Tess Engorda ou Emagrece?

O Tess é um medicamento tradicional com 21 comprimidos e um dos mais populares procurados pelas mulheres. A dúvida que fica é sobre sua eficácia, indicação e se o anticoncepcional Tess engorda ou emagrece. Assim, se você está em dúvida sobre trocar de anticoncepcional ou começar a usá-lo, leia antes as informações abaixo

Este anticoncepcional é ingerido na forma de pílula e por isso deve ser ingerido todos os dias, diferente de outros métodos como adesivo ou injeção, aplicados uma única vez ao mês. Para quem costuma se esquecer de ingerir o anticoncepcional, esse não é o método mais indicado, mas quem já está acostumada pode pensar em adquirir a pílula oral.

Assim como os outros anticoncepcionais, o benefício do Tess está relacionado à prevenção da gravidez, diminuição dos sintomas da TPM e redução do fluxo menstrual. Por isso, se você tiver um desses objetivos, pode utilizá-lo.

O Anticoncepcional Tess engorda?
Algumas mulheres contam que tomaram por muitos anos e nada aconteceu, ou seja, não verificaram se o anticoncepcional Tess emagrece ou engorda. Não foi encontrado na internet nenhum relato de mulher que engordou com esse medicamento, mas isso não é regra.

Como sempre é lembrado pelos especialistas, as reações de um medicamento pode variar de mulher para mulher. Para quem não sabe, isso ocorre pois, apesar da fórmula do anticoncepcional ser a mesma, cada mulher é única e possui uma resposta metabólica aos hormônios, podendo muitas vezes gerar retenção de líquido e inchaço, enquanto que outras podem experimentar o efeito inverso e emagrecer.

Entretanto, o mais comum é não causar nenhuma modificação. Saiba que quanto mais hormônios na fórmula, mais chances de causar inchaço, e por isso algumas mulheres equivocadamente têm receio de que o anticoncepcional Tess engorda. Converse com seu ginecologista para optar pela melhor alternativa para você de acordo com seus objetivos.

Efeitos colaterais
É possível que ocorra sangramento fora do período menstrual, chamado de sangramento de escape com baixa ou média intensidade. Além disso, é normal ocorrer inchaço ou aumento da sensibilidade mamária. Outros efeitos colaterais frequentes são dor de cabeça e cansaço e outros menos comuns são depressão, insônia, alteração da libido (aumento ou diminuição), intolerância a lentes de contato e alterações na secreção cervical.

Como tomar?
O anticoncepcional vem em uma embalagem com 21 comprimidos que deve ser ingerido o primeiro no primeiro dia da menstruação e depois seguir a cartela até finalizar. O ideal é ingerir sempre no mesmo horário. Marque um horário mais fácil de lembrar, geralmente logo ao acordar ou na hora de dormir (marque no despertador).

Ao acabar a cartela, dê uma pausa de sete dias (período menstrual) e volte a tomar uma nova cartela no oitavo dia, após a menstruação. Se quiser evitar menstruar, emende uma cartela na outra, e não realize a pausa de sete dias.

Contraindicações
As contraindicações do anticoncepcional Tess são as mesmas de outros anticoncepcionais. Algumas condições médicas não são indicadas para utilização do mesmo. Na dúvida, verifique com seu médico.

Geralmente as condições contraindicadas são alergia a algum componente da fórmula, gravidez, distúrbios tromboembólicos, doenças vasculares cerebrais, tumor hepático (histórico ou atual), hepatopatias graves, icterícia idiopática, síndrome de Dubin-Johnson e Rotor, prurido persistente, neoplasia confirmada ou suspeita nas mamas ou genitais, hemorragia genital sem explicação, anemia falciforme, diabetes com alteração vascular ou distúrbios lipídicos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Nenhum comentário:

Postar um comentário