Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

OPAS/OMS lança nova série de estudos sobre uso racional de medicamentos

Os capítulos da publicação estarão disponíveis gratuitamente para download

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou na última quinta-feira (10/12) o prefácio, a apresentação e a capa da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macro processos da assistência farmacêutica”. O objetivo é fornecer aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

O projeto, que conta com a participação de renomados profissionais, é coordenado pela OPAS/OMS em conjunto com a pesquisadora Lenita Wannmacher. Segundo ela, o uso racional de medicamentos garante benefícios à população, às instituições e aos sistemas de saúde. “Para o usuário, a escolha racional proporciona garantia de eficácia, segurança, conveniência e menor custo. Institucionalmente, há melhoria do padrão de atendimento e significativa redução de gastos para as instituições sanitárias”, afirma.

A publicação também abordará os principais aspectos relativos ao uso racional de medicamentos nos macro processos da assistência farmacêutica, como formas adequadas de armazenamento, o que levar em conta na hora da prescrição, análise crítica para incorporação de tecnologias e monitoramento farmacoterapêutico, entre outros. Todos os capítulos da série estarão disponíveis gratuitamente para download e poderão ser acessados na área de publicações da página da OPAS/OMS Brasil na internet: www.paho.org/bra.

Foto: Reprodução

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário