Objetivo é reduzir a mortalidade materno-infantil e mostrar necessidade do pré-natal
Reduzir a mortalidade materno-infantil e conscientizar as futuras mães da importância do exame pré-natal. Com esse objetivo, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira (28) o programa Cegonha Carioca, por intermédio do qual pretende ampliar e qualificar o atendimento às gestantes. A previsão é que o Cegonha Carioca atenda cerca de 6 mil grávidas da Rocinha, Santa Cruz, Paciência e Sepetiba na primeira etapa.
Para participar do programa as grávidas precisam fazer o exame pré-natal nos hospitais, postos de saúde e clínicas da família municipais, informou o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.
- A grande ferramenta de redução de mortalidade materno-infantil é o pré-natal, que é a referência do parto.
Segundo Dohmann, o programa permitirá que a gestante visite a maternidade antes do parto e conheça a equipe médica.
- Ela também receberá um enxoval para o bebê e terá uma ambulância para o transporte no momento do parto. Além disso, disponibilizaremos um site com as fotos dos futuros bebês para facilitar a visitação virtual de amigos e familiares.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o índice de mortalidade infantil caiu de 13,6 mortes para cada mil nascidos vivos em 2009 para 12,8 mortes em 2010. A mortalidade materna também teve redução: de 71 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos em 2009 para 59 mortes para cada 100 mil nascidos em 2010.
Assistência nacional
O programa foi lançado no mesmo dia do Rede Cegonha, lançado pela presidente Dilma Rousseff, em Belo Horizonte (MG).
Com investimentos previstos de R$ 9 bilhões até 2014, o programa tem como objetivo ampliar a rede de assistências às gestantes e aos bebês na busca de reduzir a mortalidade infantil e materna. Ligada ao SUS (Sistema Único de Saúde), a Rede Cegonha trabalhará em conjunto com os Estados e municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário