O Estado de S.Paulo
Uma mulher de 43 anos, moradora da zona rural de São José do Rio Preto (interior de São Paulo), é a segunda vítima da dengue tipo 4 na cidade. A confirmação do caso - o segundo no Estado de São Paulo - ocorreu ontem.
Segundo o secretário de Saúde de Rio Preto, José Victor Maniglia, a vítima sentiu os primeiros sintomas doença (febre, prostração e dores de cabeça, no corpo e olhos) em 25 de março e não precisou ser internada. A vítima, que relatou não ter viajado recentemente, passa bem.
O secretário afirma que nenhum parente da mulher apresentou sintomas da doença até agora e não há informação de que ela já tinha contraído a doença anteriormente.
O isolamento do vírus ocorreu depois que o município passou a isolar todos os vírus de casos positivos em 4 de abril, quando registrou o primeiro caso deste subtipo da dengue. A cidade tem, neste ano, 202 casos de dengue, sendo a maioria do tipo 1.
Subtipo 4. Além de São Paulo, Pernambuco, Roraima, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia engrossam a lista de Estados com registro do subtipo 4. Ele foi reintroduzido no País em 2010, após 28 anos sem circular. O subtipo 4 não é mais grave que os outros. O problema é que, por ter ficado muitos anos fora de circulação, há mais pessoas suscetíveis. / CHICO SIQUEIRA, ESPECIAL PARA O ESTADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário