Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de abril de 2011

Saúde do homem: confira 22 dicas que funcionam Men's health: Check out 22 tips that work

Escrito por Maíra Bonilha

É comprovado que homens cuidam menos da saúde que as mulheres. Por isso, siga estas dicas e mantenha um estilo de vida saudável!

1 - Dê risada

Dar risada não apenas diminui o estresse, mas também promove os laços sociais e diminui a pressão sanguínea. Rir também pode melhorar seu sistema imunológico. Então traga mais humor à sua vida, saindo com os amigos, assistindo a programas engraçados na televisão ou fazendo qualquer outra coisa que tire de você longas risadas.

2 - Não pule o café da manhã

Comer fibras no café da manhã significa menos fome durante a tarde, o momento em que você mais se sente cansado e que mais precisa se presentear com algo doce. Ter a primeira refeição logo cedo também mantém seu metabolismo mais ativo durante o dia. E o resultado é facilmente visto: pessoas que comem no café da manhã são mais magras que as pessoas que saem para a rua sem passar pela cozinha.

3 - Durma o suficiente

Sete horas de sono por noite não apenas ajudam você a viver mais, mas também diminuem seu estresse e aguçam sua memória .Fixe um horário para dormir e cumpra-o todos os dias.

4 - Repare no vaso sanitário

Não dê a descarga tão rápido. Vire-se e observe suas fezes: elas trazem informações de como vai sua saúde. Elas devem ser macias e em formato de S. Se estão granulosas ou em formato de bolas de gude, faltam fibras e água na sua alimentação.

5 - Cuidado com suas costas

Mesmo se você estiver curvado de dor nas costas, ficar deitado na cama só vai piorar as coisas. As últimas pesquisas mostram que se deitar na cama enfraquece os músculos das costas e prolonga o sofrimento. Nada de massagens da namorada ou esposa: levante-se e procure um médico que diagnostique seu problema.

6 - Experimente as cores

Comidas com cores brilhantes são ricas em flavonoides e carotenoides, componentes poderosos que se “ligam” aos danosos radicais livres do seu corpo. Coma 9 porções de frutas e vegetais coloridos por dia e você irá colher os benefícios sem ter que desistir de outras comidas. Lembre-se: frutas e vegetais são mais poderosos e mais baratos que os remédios vendidos nas farmácias.

7 - Escovar os dentes nunca é demais

Lembre-se sempre de usar o fio dental. Não importa o quão bem você escova os dentes, sempre vai ficar algum resto de alimento. Os benefícios de passar o fio dental vão além da higiene: a gengivite pode aumentar o risco de se ter alguma doença coronária.

8 - Respire fundo

Faça isso em qualquer lugar, a qualquer hora: expire todo o ar de dentro dos seus pulmões e inspire pelo nariz todo o ar que conseguir, até que seus pulmões estejam cheios. Eles irão se encher de óxido nítrico, uma substância química presente na cavidade nasal que tem o poder de abrir seus vasos sanguíneos. A dose do oxigênio irá fazer você se sentir mais feliz e mais alerta.

9 - Participe de uma aula de yoga

A yoga diminui seu estresse, a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e aumenta a flexibilidade. Além disso, a prática de yoga faz com que músculos que não costumamos exercitar sejam alcançados, melhorando as dores diárias que às vezes sentimos.

10 - Nenhum homem é uma ilha

Por que você acha que mulheres vivem mais que os homens? Uma das principais razões é que elas formam laços mais estreitos e costumam colocar para fora todos seus problemas. Se você enfrentar os obstáculos da vida sozinho, vai envelhecer mais rápido. Com o amor e apoio de outra pessoa, a idade interior e o estresse com certeza vão ser reduzidos.

11 - Evite dietas da moda

Fique sabendo: o segredo para perder peso não é evitar carboidratos, gorduras, alimentos amarelos, que começam com a letra M e outras maluquices. O truque é simples: é só diminuir 100 calorias do que você costuma consumir por dia. Pode parecer mentira, mas isso irá fazer você emagrecer cerca de 5 quilos por ano.

12 - Seja um paciente esperto

Especialistas podem ajudar você a se manter com uma boa saúde, mas a responsabilidade é toda sua. Antes de fazer uma cirurgia ou ser submetido a algum procedimento médico, procure por uma segunda opinião. Além disso, lembre-se de manter um histórico médico com todas as informações sobre sua saúde na internet. Assim você pode ter seus dados em mãos em qualquer lugar que for. Faça seu prontuário aqui.

13 - Perca a barriga de cerveja

Muitos homens apertam os cintos abaixo de sua cintura. É apenas um jeito de evitar a verdade sobre sua enorme barriga. Meça com uma fita métrica a circunferência da sua barriga e tenha como referência o ideal de 94 cm. Se tiver mais que isso, é bom começar a se exercitar, pois muita gordura abdominal aumenta as chances de ataque cardíaco e diabetes.

14 - Vá de chá-verde

Ele tem nutrientes que protegem o coração e que previnem o câncer, coisa que o chá-preto não oferece. E chá-verde também tem o poder de despertar! Além de tudo, se colocado gelado no couro cabeludo, é capaz de combater a caspa.

15 - Poupe

Para a maioria das pessoas, o dinheiro é um assunto estressante. O estresse não apenas encurta a vida das pessoas, mas também leva as pessoas a cultivarem hábitos que as fazem “relaxar”, como fumar, beber ou comer compulsivamente. Abra uma poupança e guarde dinheiro para seus futuros desejos. Você vai se sentir muito mais confortável e livre do estresse.

16 - Melhore seus números

Cuide dos seus números. A sua pressão sanguínea deve estar perto de 12 por 8, seu LDL colesterol deve ser inferior a 100. Já sua pressão cardíaca, em repouso, deve ser abaixo de 70. O açúcar no seu sangue, quando em jejum, deve ser abaixo de 100. Se seus números não estão ideais, mude sua dieta até eles chegarem ao ponto.

17 - Adicione alguns quilos

Gastar apenas 30 minutos duas vezes por semana levantando peso pode fazer você desenvolver uma boa massa muscular. Além disso, ajuda você a eliminar aquela barriguinha de chope. Não tem pesos em casa? Coloque uma barra em uma das portas e levante o peso do seu corpo. Esse exercício trabalha as costas, o peitoral, os braços e a barriga de uma só vez.

18 - Lembre-se das nozes e castanhas

Nozes e castanhas são ricas em proteína e gordura boa. Ricas em ômega-3, elas também melhoram a capacidade de raciocínio. Além de tudo isso, podem ser uma aliada em sua dieta: comendo um punhado 30 minutos antes de uma refeição, elas vão diminuir seu apetite e ajudar você a recusar aquela comida a mais.

19 - Cuidado com seus testículos

O câncer de testículo é o mais comum entre homens de 15 a 35 anos, mas a possibilidade de cura é grande se descoberto no início. Por isso, faça o autoexame ao menos uma vez por mês. (saiba como fazê-loclicando aqui)

20 - Dance!

Se você pensa que os únicos exercícios para deixar o cérebro afiado são xadrez e palavras cruzadas, saiba que você está errado. Qualquer dança que tenha movimentos complexos pode estimular seus neurônios. Mesmo se os movimentos forem mais fáceis, você ainda sai ganhando: eles podem também funcionar como um exercício físico. Então levante-se da cadeira da próxima vez que for sair.

21 - O exercício previne a impotência

É isso mesmo! Homens que se exercitam o suficiente para queimar 200 calorias por dia diminuem significantemente suas chances de ter impotência. Isso porque frequentemente a causa da impotência é a mesma de ataques do coração: artérias bloqueadas. O pênis é um medidor de como estão suas artérias, então preste atenção nele. Se você quer manter-se sem impotência durante a vida, trate já de tirar os tênis do armário.

22 - Aprenda a cozinhar

Você sabe quanta manteiga vai naquele brownie e naquela batata recheada do seu restaurante preferido? Aprendendo a cozinhar, você não só economiza dinheiro, mas também pode controlar o que colocam na preparação das suas refeições. E tem mais: as mulheres adoram homens que sabem cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário