Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Santa Joana rastreia medicamentos até a beira do leito

por Saúde Business Web

31/03/2011

Ferramenta garante o acompanhamento da medicação desde a compra, junto ao fornecedor, até a administração nos pacientes

A farmácia do Hospital Santa Joana, localizado em Recife, passou a ter controle automatizado sobre as medicações que saem para as enfermarias. De acordo com a instituição, este é mais uma etapa do seu projeto de rastreabilidade de medicamentos. A prescrição eletrônica de medicamentos já implementada em todo o hospital.

Segundo a gerente de Enfermagem, Fátima Sampaio Elas, antes os medicamentos eram rastreados até o posto de enfermagem, mas, a partir deste mês, a rastreabilidade chegou até a beira do leito nas unidades destinadas a pacientes graves e de risco. A ferramenta garante o acompanhamento da medicação desde a compra, junto ao fornecedor, até a administração nos pacientes.

O projeto piloto iniciou na unidade de cuidados especiais, onde a equipe de enfermagem foi inserida gradativamente no treinamento e os testes foram realizados com acompanhamento do suporte de TI. Atualmente 100% da equipe de enfermagem trabalha com o uso do pocket para rastreabilidade nas tarefas diárias.

Quando o produto chega ao hospital, o número do código, lote e data de validade do mesmo são registrados em um sistema interno e podem ser identificados através de um código de barras. "A partir deste sistema integrado de gerenciamento hospitalar, é possível realizar o monitoramento informatizado dos cuidados com o paciente. O compromisso é garantir que o doente tenha acesso a medicamentos de inquestionável procedência, qualidade, eficácia e segurança", disse o diretor de Logística do Hospital Santa Joana, Roberto Coimbra.

Através de palmtops, que utilizam rede wireless para se conectar remotamente ao sistema do hospital e cruzar as informações, o setor de enfermagem identifica, ao realizar a leitura do código de barras, o nome do paciente que deve receber a medicação. Os pacientes, por sua vez, são identificados através de pulseiras também com códigos de barras, utilizadas para confirmar se a medicação é destinada àquele paciente, confrontando as informações e códigos. O objetivo é garantir o remédio certo, na dosagem correta e na hora prescrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário