Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tipo 4 da dengue chega a SP e infecta uma pessoa

Número de Estados que confirmaram esse tipo de vírus chega a oito

O governo de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (4) o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. Esse tipo de vírus não circulava no país há 28 anos , mas voltou ao Brasil em agosto de 2010.

Em São Paulo, o caso é de uma moradora de São José do Rio Preto. A paciente não viajou recentemente para outros Estados, já foi tratada e está curada, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Com isso, chega a oito o número de Estados que confirmaram esse tipo de vírus. Os outro são: Roraima, Amazonas, Pará, Piauí, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, pessoas abaixo dos 30 anos, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

O vírus 4 da dengue atua como os demais em circulação (1,2, 3 ), que apresentam os mesmos sintomas - dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito – e devem ser tratados da mesma forma - repouso e hidratação.

A infecção pelo vírus 4 em uma pessoa que já foi infectada pela dengue aumenta as chances do doente adquirir a forma hemorrágica da doença, que pode matar. Isso acontece por um efeito do próprio sistema imunológico que não consegue combater o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário