Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 4 de junho de 2011

Gestão adequada possibilita crescimento de 48% de hospital

Mais do que organizar e estabelecer padrões à rotina do hospital, as ferramentas de gestão também contribuem para a melhoria da qualidade e sustentabilidade econômico-financeira da instituição. Segundo o superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta, de Porto Alegre, a adesão de um plano de gestão adequado possibilitou que o hospital aumentasse sua receita em 48% no período de 2006 a 2010.

Andreatto participou do XVI Congresso Brasileiro de Gestão Financeira e Custos Hospitalares, da Adh 2011.


Ele conta que no ano de 2006 o hospital possuia uma receita de R$175 milhões, muitas dívidas e atendimento que precisava de mudanças. Com um novo modelo de gestão a organização conseguiu alcançar a receita de R$259 milhões, um corpo de colabores engajados e atendimento de qualdiade.

Para melhorar sua realidade, o Moinhos de Vento adotou o sistema de Co-Criação. “Esse método consiste em incluir as partes interessadas para construir os seus objetivos”. Para ele, as empresas co-criativas possuem menor possibilidade de errar, pois constroem seu modelo baseado na vontade de todos aqueles que possuem relação com o negócio.

Segundo Andreatta, diante desse novo modelo de gestão, a organização se viu diante de um desafio. “Tivemos que transformar diversos setores que eram separados em uma única equipe. Falando em termos teóricos parece fácil, mas integram diferentes departamentos é uma tarefa delicada”.

Além de integrar e capacitar as diferentes áreas do hospital para que estabelecessem uma relação próxima, o superintendente administrativo conta que como parte do novo método de gestão, também foi necessário ouvir o que cada esfera esperava do hospital. Ele ressalta que conversaram com pacientes, membros da instituição, empresas e operadoras.

Com o armazenamento de dados, o hospital teve a chance de analisar os objetivos e elaborar um plano de estratégia que visava construir um novo modelo de gestão, juntamente com o cumprimento dos objetivos propostos.

Além de descobrir o que precisava ser melhorado, o estabelecimento se viu diante de um novo desafio, o de colocar em prática as metas atribuídas. Para poder implantar os novos métodos com sucesso, a equipe foi ao mercado procurar por uma ferramenta de gestão que possibilitasse o armazenamento de informações e padronização de processos.

A aquisição de ferramentas de gestão que supriam as necessidades elaboradas pelo hospital, juntamente com o trabalho de integração entre os setores, capacitação de profissionais, participação das diversas partes e disciplina para colocar as estratégias em prática possibilitou que paulatinamente o histórico de 2006 fosse mudado.

“Há mais de dois anos discutimos periodicamente os objetivos traçados e as conquistas obtidas com a participação setorial. Discutimos custos não apenas com o departamento financeiro e sim com o corpo médico, elaboramos melhorias no departamento de recursos humanos com a participação do financeiro e outros departamentos”.

Parceria com a concorrência

O hospital Moinho de Ventos desenvolveu ao longo dos anos um modelo de parceria com os estabelecimentos concorrentes. “Atualmente compramos materiais com preços mais baratos do que dois anos atrás, pois nos integramos com os nossos principais concorrentes.”

Ele completa ao dizer que isso possibilitou que fosse alcançado poder de negociação com as empresas.

Fidelização dos colaboradores

Mais do que investir em melhorias, o superintendente afirma que é necessário investir na fidelização dos colaboradores. “Pessoas entregam resultados, mas resultados não entregam pessoas”. Diante dessa realidade, Andreatta ressalta que a principal motivação para que algo seja melhorado é a importância que as pessoas atribuem ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário