Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 11 de junho de 2011

Vítima de chimpanzé recebe transplante facial completo nos EUA

Uma mulher de Connecticut, atacada por um chimpanzé, recebeu um rosto novo em transplante realizado nos EUA. Ela está ansiosa para sair em público e comer cachorro-quente e pizza, depois de meses se alimentando de comidas pastosas.

Charla Nash, 57 anos, passou por um transplante facial completo e outro de duas mãos no mês passado, mas elas não prosperaram devido a complicações e foram retiradas, segundo Bohdan Pomahac, cirurgião que liderou os procedimentos no Hospital Brigham and Women's, em Boston.

"Isso certamente vai ajudá-la a se sentir humana novamente", disse Pohamac.

Em fevereiro de 2009, a americana foi atacada por um chimpanzé de estimação de uma vizinha, de 90 kg e chamado Travis, que ficou furioso depois que sua proprietária pediu a Nash para ajudar a atraí-lo de volta para casa, em Stamford, Connecticut. O animal arrancou as mãos da mulher, além do nariz, lábios e pálpebras, antes de ser baleado e morto pela polícia.

Após a agressão, Nash ficou sem olhos e tinha apenas uma pequena abertura ao invés da boca, para ingerir alimentos pastosos. Ela conseguia falar, mas era pouco compreensível.

Dois anos mais tarde, a mulher recebeu pele, músculos, vasos sanguíneos, nervos, palato e dentes de uma pessoa morta, cuja identidade não foi revelada. Foi o terceiro transplante facial completo feito nos EUA

Nos próximos meses, ela deve desenvolver mais controle sobre os músculos faciais e mais sensibilidade, permitindo que respire pelo nariz e desenvolva o senso de cheiro. Nash continua cego.

Ela não apareceu na conferência de imprensa do hospital nesta sexta-feira, e não foram divulgadas fotografias após a cirurgia.

Agora a americana pode sair em público sem se sentir mal, disse Pomahac. Ela teve que faltar à formatura de sua única filha há alguns meses, pois estava preocupada se seria o centro das atenções.

Seu irmão, Steve Nash disse que ela quer desfrutar de cachorro-quente e uma fatia de pizza do seu restaurante favorito, onde passou a infância.

Cerca de uma dúzia de transplantes de rosto já foram realizados no mundo todo, nos EUA, na França, na Espanha e na China.

Os dois últimos procedimentos faciais completos foram feitos nos EUA, no Hospital Brigham and Women's. Os militares norte-americanos deram ao hospital de Boston uma concessão por cinco transplantes de rosto, na esperança de que as operações possam eventualmente beneficiar soldados desfigurados em batalhas.

Esta foi primeira tentativa de transplante de mão do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário