Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de setembro de 2011

Diabetes relacionado ao início precoce da doença periodontal.

Uma nova pesquisa mostra que crianças com diabetes podem sofrer de problemas gengivais por volta dos 6 anos de idade.

A relação entre diabetes e doença periodontal é bem conhecida. Entretanto, acreditava-se que a retração gengival se iniciasse mais tarde e progredisse com a idade.

“Nossa pesquisa ilustra, que programas para prevenir e tratar as doenças periodontais deveriam ser considerados padrão, no tratamento para pacientes jovens com diabetes”, diz a Dra. Ira B. Lamster, orientadora da Columbia University College of Dental Medicine e principal pesquisadora do estudo.

Um grupo de 182 crianças e adolescentes com diabetes, entre 6 e 18 anos de idade, foi avaliado clinicamente no estudo, junto com um grupo de controle, de 160 não diabéticos.

As crianças com diabetes, apresentaram significativamente mais placa dentária e inflamação gengival, do que as crianças não diabéticas, e em uma idade muito menor do que se acreditava anteriormente ser a afetada. Sinais precoces de gengivite foram encontrados em quase 60% das crianças diabéticas com idade entre 6 e11 anos – que foi o dobro da porcentagem encontrada nas crianças não diabéticas da mesma faixa etária. Nas crianças entre 12 e 18 anos, quase 80% daquelas com diabetes apresentaram alterações periodontais precoces.

Se não for tratada, a gengivite poderia em alguns casos evoluir para periodontite, onde a inserção da gengiva e osso de suporte se afastam dos dentes, formando bolsas, que acumulam ainda mais placa bacteriana. A doença periodontal não tratada pode levar a perda do dente.

Patrocinada pelo National Institute of Dental and Craniofacial Research, a pesquisa enfatiza a necessidade de pessoas com diabetes visitarem o dentista regularmente.

©2009 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário