Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de setembro de 2011

Uma a cada três casas de favelas na zona sul do Rio tem focos de dengue, segundo prefeitura

Na Urca, prefeitura encontrou possíveis focos em metade dos imóveis visitados

 Uma a cada três casas nas comunidades Pavão Pavãozinho e Cantagalo, na zona sul do Rio, apresentaram focos de dengue durante uma vistoria feita por agentes da prefeitura na manhã deste sábado (24).

Segundo a Prefeitura do Rio, foram visitadas 138 residências nas duas favelas e encontrados pelo menos 42 possíveis focos para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

A mesmo vistoria foi feita também no bairro da Urca, na zona sul, onde a situação é ainda pior. Quase metade dos locais visitados tinham pontos de acúmulo de água limpa: dos 123 imóveis visitados, 60 apresentaram possíveis focos.

Este ano já foram notificados 130 mil casos suspeitos da doença no Estado do Rio. Só na capital, foram 68.840 registros

Como parte da ação, estandes com dicas sobre como prevenir a dengue foram instalados nas comunidades.

A ação contou com parceria da Comlurb, da associação de moradores de cada região e das equipes de Saúde da Família das unidades de saúde locais. Ao todo, cerca de 60 pessoas, entre agentes de saúde e voluntários, participaram da atividade.
"Pior epidemia da história"

No último dia 31, o prefeito Eduardo Paes alertou que o município deve enfrentar a maior epidemia de casos de dengue da história no próximo verão. O alerta foi feito durante o anúncio do Plano de Ação de Combate ao Dengue para 2012, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

- Lamento informar, mas teremos uma das maiores epidemias de dengue da história. Todos os dados apontam para que seja a maior que o Rio já enfrentou, até mesmo com a chegada de novos tipos. E, para evitar que as pessoas morram, vamos tentar colocar em prática várias ações.

Com isso, a prefeitura resolveu dobrar o número agentes de combate para 3.605 e instalar 30 polos de hidratação para pacientes em toda a cidade, sendo que 20 deles funcionarão durante 12 horas e os outros dez funcionarão 24 horas, a partir de outubro.

Assista ao vídeo:


Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário