Por enquanto não há epidemia e nada indica que vá ocorrer, diz secretário
A morte de uma menina de quatro anos com meningite, confirmada quarta-feira (19) pela Secretaria de Saúde de Barra Mansa, no sul fluminense, elevou para 57 o número mortes provocadas pela doença no Estado do Rio desde o início do ano.
Ao todo foram registrados oficialmente 262 casos de meningite meningocócica. No mesmo período do ano passado, houve 299 casos em todo Estado, com 68 mortes, de acordo com o governo do Rio.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado, Alexandre Otávio Chieppe, diz que "por enquanto não há epidemia e nada indica que vá ocorrer".
Segundo ele, o contágio é mais comum no período entre agosto e outubro, devido ao clima.
- Como esse período ainda não terminou, pode ser que o número de casos no Rio aumente, mas por enquanto não há epidemia. Infelizmente ocorreram mortes, mas isso também é uma coisa que se repete a cada ano. Como neste ano uma das vítimas era aluno de uma escola, houve maior repercussão, os pais ficaram preocupados com a possibilidade de contágio, mas todas as medidas foram tomadas (para evitar a contaminação de outros estudantes) e não significa que a situação seja mais grave do que em outros anos".
Em todo ano de 2010, foram registrados oficialmente 388 casos de meningite meningocócica e 92 óbitos.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário