Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Depois de morte de operário por meningite, moradores de cidade mineira serão vacinados

As autoridades de saúde de Minas Gerais vão vacinar contra a meningite moradores de Ouro Branco, cidade distante cerca de 100 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

A mobilização começa na próxima segunda-feira (24) e o foco é a população de 4 a 30 anos de idade. A Secretaria de Saúde do estado vai enviar 22 mil doses da vacina a Ouro Branco.

A vacinação será feita depois que um operário da construtora Paranasa, que presta serviços a Gerdau Açominas, morreu de meningite tipo C. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou que outro funcionário da construtora está internado e tem a doença. No total, 18 operários, que viviam juntos em alojamento coletivo, foram internados com suspeita de meningite e autoridades aguardam os resultados laboratoriais.

Com medo de novas mortes, quase 400 funcionários da Paranasa que trabalham na obra da usina da Gerdau pediram demissão, segundo nota da empresa. A construtora informou que disponibilizou alimentação e transporte para os operários voltarem ao estado de origem. A maioria deles é da Região Nordeste. A empresa disse ainda que providenciou a aplicação de medicamento preventivo nos 1,2 mil trabalhadores da obra.

A Secretaria de Saúde confirmou ainda o caso de meningite de adolescente de 17 anos, moradora de Congonhas. O município é vizinho a Ouro Branco. A secretaria investiga se o caso tem relação com os já notificados entre os operários da Paranasa.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. A transmissão ocorre por meio do contato direto entre pessoas que convivem em um mesmo ambiente, quando o doente expele gotas e secreções do nariz e garganta. Os sintomas são febre alta repentina, dor de cabeça intensa, vômito, náuseas, rigidez da nuca e manchas vermelhas na pele.

Há vacinas contra alguns tipos de meningite disponíveis no calendário oficial de imunização das crianças, grupo com maior risco de contrair a doença. Deve-se evitar locais aglomerados e manter o ambiente ventilado para prevenir o contágio.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário