Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de novembro de 2011

Prender a urina pode causar problemas renais

Se você, mesmo com vontade, costuma adiar a ida ao banheiro por preguiça, está na hora de mudar esse mau hábito para evitar problemas de saúde. Reter a urina por muito tempo pode trazer sérios danos ao organismo, como o risco de infecção urinária e outros problemas renais.

A bexiga é um órgão que funciona como reservatório da urina. Ela possui um limite de capacidade, que varia para cada pessoa. Quando esse limite está prestes a ser atingido, surge a necessidade de eliminar o líquido, ocasionando a vontade de fazer xixi.

Quando mantemos a urina muito tempo na bexiga, há um risco maior de desenvolver infecção a partir de bactérias que deveriam ser eliminadas do organismo e que acabam tendo mais tempo para se proliferar. A distensão da bexiga por tempo prolongado também pode causar uma lesão nos nervos que a controlam, causando dores e dificuldades para urinar.

Outro efeito secundário é que o aumento constante na pressão no interior da bexiga pode levar a uma dilatação dos rins, prejudicando drasticamente a sua função. Segundo Wladimir Alfer, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, o ideal é fazer xixi a cada três horas. “Urinar é como fazer uma limpeza mecânica. A gente 'lava’ as bactérias", diz.

O doutor explica que um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia (3 litros no verão). Além de hidratarmos o corpo, mantemos a constante limpeza do organismo. Quanto mais clara for a tonalidade da urina, mais saudável está o sistema urinário.

Portanto, se você tem urgência em chegar ao banheiro, dor no pé da barriga, ardor ao fazer xixi ou percebe que a urina está avermelhada, cuidado! Você pode estar com infecção urinária e deve procurar um médico. Em homens, é comum haver ardor e dificuldade para eliminar a urina.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário