Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de novembro de 2011

Isotônicos são bons para todos os praticantes de exercícios?

Indicadas para repor sódio, potássio e carboidratos, bebidas devem ser usadas só em modalidades de longa duração. Saiba mais

Larissa Rocha de Paiva, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição:

As bebidas isotônicas, também conhecidas como bebidas esportivas são rapidamente absorvidas após o consumo. Elas têm uma concentração de 6% a 8% de carboidratos, além de sódio, potássio e cloreto. Portanto, repõem os líquidos e sais minerais perdidos com o suor, além de fornecer energia para os músculos em movimento.

Essas bebidas são indicadas para pessoas que realizam atividades físicas com mais de uma hora de duração ou exercícios muito intensos, com uma perda superior a 2% do peso corporal – isso porque é preciso repor rapidamente a água e os eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose (açúcar) para manter a glicemia constante. Para esses casos, a recomendação é ingerir 500ml de isotônico a cada hora.

Já para aqueles que praticam atividades mais leves e moderadas e que não excedem uma hora de duração (como caminhada, musculação, ginástica e dança), basta tomar água em todas as etapas para repor a perda hídrica.

O ideal é consumir de 250ml a 500ml de água duas horas antes dos exercícios e a cada 15 ou 20 minutos durante a atividade.

Quando a atividade terminar, a ingestão de água deve continuar para que sejam supridas as perdas que ocorreram por meio da urina e do suor. Também é recomendado apostar em sucos de frutas naturais ou polpa com vegetais verde-escuros – como suco de laranja com morango e couve – para auxiliar na hidratação e aumentar a oferta de vitaminas e minerais.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário