Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de novembro de 2011

"Ser Papai Noel é o melhor remédio", diz aposentado

Para a saúde não entrar em colapso, os Papais Noéis são orientados a malhar e a comer direito


Silvio perde 6kg, controla a pressão e gasta 500 calorias por dia como Papai Noel. Veja o treino (e os cuidados) para se tornar um

O início do mês de novembro coincide com o período em que Silvio Furtado, 66 anos, fica em dia com a saúde. Há 11 anos e sempre nesta época, o aposentado do Rio de Janeiro perde 6 quilos, em média, até o Natal, num treinamento que faz com que ele elimine 500 calorias diárias e, de quebra, controle a pressão alta.

Tudo isso porque ele deixa o sedentarismo que o acompanha ao longo de todo ano para fazer exercícios físicos, em uma jornada que começa às 10h e só termina às 22h. A tradicional dupla bermuda e camiseta é substituída pela pesada roupa de 15 quilos, confeccionada em veludo vermelho e branco, que compõe o personagem desempenhado nos shoppings e ruas fluminenses.

“Ser Papai Noel é o meu melhor remédio”, define Silvio Furtado. “Alcanço minha melhor forma física e tenho tanta satisfação pessoal que acabo ficando com a melhor saúde possível”, completa.

Alertas
Mas os hábitos de Furtado perpetuados pelos 12 meses entre o Ano Novo e as festas natalinas – são 120 quilos em 1,83 m de altura – não são “perdoados” por seu organismo só porque ele vira "o bom velhinho".

Assim como este papai noel, a maior parte dos candidatos ao posto já passou da casa dos 50 anos, tem um perfil rechonchudo e uma dieta desfavorável para a maratona de atividades físicas exigidas no período natalino. Isso pode fazer do posto, em vez de remédio, um veneno para o coração.

O caso do papai Noel de primeira viagem, Levy Celso de Araújo Pol é um exemplo. Ele poderia até prejudicar a própria saúde se continuasse com seu plano traçado sem nenhuma orientação especializada.

“Adoro a minha barriga, cultivada com muito doce, rodízio de pizza, churrasco e nada de exercício”, confessa.

“E para ser papai Noel, eu penso em reforçar as calorias para ficar ainda mais redondo. Arranco também os únicos quatro fios pretos que insistem em crescer na minha barba natural de 15 centímetros.“

Felizmente para ele, uma empresa especializada em treinamento de papai noel, já pensou em tudo.

"Tivemos alguns casos de desmaios e também problemas cardíacos entre os papais noéis. Pensando nisso, há dois anos, incluímos em nossa preparação de candidatos as aulas de ginástica e dicas de nutrição, que são atreladas ao curso de interpretação e dicção”, afirma o diretor da Escola Nacional de Papai Noel, Limachem Cherem, que desde 1993, já formou 400 papais noeis, “exportados” para os shoppings, lojas e ruas de todo o País.

Segundo Cherem, os candidatos que chegam à escola, em geral, estão obesos e sem preparo para aguentar a jornada puxada de receber crianças, fazer interpretações, subir e descer escadas e ficar muito tempo em pé “tudo isso com os termômetros na casa dos 40 graus, típicos dos meses de dezembro e janeiro”.

Esse conjunto de fatores pode fazer com que os participantes entrem em colapso. O perigo também é estendido aos homens de mesma faixa etária, perfil físico e rotina alimentar que tentam, em um curto espaço de tempo, entrar em forma para o verão.

“Por isso, o ideal é que eles percam peso, tenham uma alimentação leve, com muita salada e legume, sem esquecer da hidratação contínua. A garrafinha de água precisa ser uma companheira”, complementa o diretor.

Os ensinamentos dados durante a “malhação natalina” até mudaram – levemente – os pensamentos do glutão Levy Pol, de 54 anos.

Depois de malhar na academia com outros colegas que também vão receber cartinhas e pedidos de crianças, ele disparou:

“Este ano, pela primeira vez, eu vou usar as roupas pesadas de papai Noel, porque antes eu fazia as minhas, com cetim mesmo. Por isso estou mais atento. Não quero perder o Natal e preciso ficar em dia com a saúde”, diz ele em cima dos seus 108 quilos, distribuídos em 1,68 de altura.

Espelho
Para este Natal, 40 homens com mais de 50 anos – além de Furtado e Pol – estão matriculados na Escola de Papai Noel e reúnem algumas características que são espelho deste recorte populacional brasileiro.

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em entrevistas com 57 mil pessoas acima dos 50 anos, 63% têm o peso em desacordo com a altura, 78% consomem frutas e verduras em quantidades inferiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 15,9% bebem refrigerante cinco ou mais dias por semana e três em 10 são fumantes. Além disso, 53% são hipertensos e 22,7 têm diabetes.

Este retrato impulsiona os cardiologistas a recomendarem parcimônia antes de começar uma jornada de atividades físicas tão puxada como é a de um papai Noel (mesma cautela vale para quem vai começar qualquer outro exercício, como um futebol na praia).

A orientação é primeiro consultar o médico para que seja investigado se não há nenhuma condição de saúde desconhecida que pode culminar em infarto ou qualquer outra pane cardíaca. Reavaliar hábitos alimentares também é necessário, com prioridade para as comidas mais leves.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário