Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de março de 2012

Ministério da Saúde recomenda exames fundamentais para uma gestação segura

Problemas de pressão, tireoide e anemia devem ser investigados regularmente

Garantir uma gravidez saudável não depende só do pré-natal. Os cuidados devem começar antes mesmo da fecundação, alerta o Ministério da Saúde durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Exames globais para investigar anemia, problemas de pressão e de tireoide são fundamentais, segundo a coordenadora nacional da Saúde da Mulher, Esther Vilela. Além disso, é preciso investigar as doenças sexualmente transmissíveis nelas e no parceiro.

Outro alerta é em relação a rubéola, que é relativamente simples para quem não está grávida, mas pode levar ao óbito do feto ou causar malformações congênitas no bebê, se ocorrer durante a gestação. A vacina dupla viral, disponível na rede pública, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba.

Os cuidados com a alimentação também devem ser anteriores à gravidez.

— O cardápio precisa ser rico em frutas, vegetais e proteínas de alta qualidade. Gorduras e produtos industrializados devem ser evitados, além das bebidas alcoólicas, fumo, uso de drogas e café — orienta Esther.

Mulheres que fazem acompanhamento do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) dispõem atualmente de 23 exames (veja a lista no fim do texto), sendo que 14 deles foram acrescidos à lista com a implantação da Rede Cegonha, lançada pelo governo federal em 2011.

Veja outros cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde:

:: Alimentos crus — o risco de contaminação por toxoplasmose exige atenção redobrada no consumo de alimentos crus ou mal cozidos, como vegetais ou carnes, principalmente quando os procedimentos de higienização são desconhecidos. Os problemas são variados e podem ser transmitidos ao feto. Há possibilidade de cegueira e microcefalia — quando não há desenvolvimento completo do cérebro ou da caixa craniana, por exemplo.

:: Estética — a maior capacidade de desenvolver alergias durante a gestação restringe o uso de produtos cosméticos. Produtos com ácido retinoico e vitamina A na fórmula, por exemplo, não podem ser usados. Escova progressiva, alisamentos e tinturas também devem ser evitados, devido ao uso de formol.

:: Atividades físicas — na gravidez, o exercício físico deve ser leve ou moderado. A rotina de atividades depende do perfil de cada gestante. Se a mulher nunca fez atividade física, não é recomendado que passe a fazer. As caminhadas são uma boa opção, pois ativam a circulação, principalmente das pernas, e auxiliam o processo digestivo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário