Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Emergências em oftalmologia

Emergências oftalmológicas são os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão.

São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Traumatismos
Os perfurantes comprometem a visão conforme a área atingida. São importantes pelo risco de infecção ocular. Quando a córnea é afetada na área do eixo visual a visão ficará comprometida.

Os traumatismos não perfurantes podem provocar:
  • fratura de órbita (especialmente assoalho da órbita)
  • paralisia de musculatura ocular (causando visão dupla)
  • descolamento da retina
  • rotura de coróide (camada que nutre a retina )
  • lesão do nervo óptico
  • catarata e
  • erosões na córnea
A presença de corpo estranho provoca sintomas que variam de intensidade, conforme a localização no olho (incomodam mais os que afetam a córnea). Agentes químicos e sol podem causar queimaduras (em geral sem deixar seqüelas), em pálpebras, conjuntivas e córneas.

Glaucoma agudo
Há aumento súbito da pressão ocular provocando muita dor, vermelhidão do olho, percepção de halos coloridos ao olhar para uma lâmpada e diminuição importante da visão. Quando não tratado dentro de 24 horas pode levar à perda definitiva da visão.

Oclusão de vaso retiniano
Há perda súbita da visão sem dor. Quando há oclusão da veia ou da artéria central da retina,há uma perda aguda importante de toda a visão e, quando é de um ramo, há uma perda parcial.
Fonte ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário