Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de junho de 2012

Dedo artificial é capaz de sentir movimento, temperatura e identificar objetos

BioTac abre caminho para o desenvolvimento de uma nova geração de próteses e robôs de assistência pessoal

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um " dedo artificial" capaz de detectar texturas de forma mais apurada do que os seres humanos. A tecnologia batizado de BioTac foi desenvolvida na Escola de Engenharia Viterbi da Universidade do Sul da Califórnia.

O projeto liderado pelos  engenheiros Gerald Loeb e Jeremy Fishel abre caminho para o desenvolvimento de uma nova geração de próteses e robôs de assistência pessoal.

O sensor foi concebido para imitar a capacidade do dedo humano de sentir movimentos, temperatura, e de identificar os materiais por meio do toque. O dedo robótico utiliza um algoritmo desenhado para tomar decisões sobre como explorar o mundo exterior, imitando as estratégias humanas.

Tal como o dedo humano, o BioTac tem uma 'pele' suave e flexível que cobre um enchimento líquido. Tem, igualmente, impressões digitais, o que aumenta a sua sensibilidade a vibrações. À medida que o dedo desliza sobre uma determinada textura, a pele vibra de uma forma específica. Estas vibrações são detectadas por um hidrofone no interior do núcleo, que é similar ao osso do dedo. O dedo humano utiliza vibrações similares para identificar texturas, mas o BioTac consegue ser ainda mais sensível.

O robô foi 'treinado' para tatear 117 materiais comuns, como tecidos, artigos de papelaria, alguns alimentos, hardware, entre outros. Quanto confrontado com o material de forma aleatória, o robô consegue fazer uma identificação correta em 95% das ocasiões.


Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário