Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de junho de 2012

Massa de banana verde é alternativa para dietas livres de glúten

Novo produto à base da fruta contém 98% menos gordura, é mais aceitável para o organismo e custa menos para ser produzido

Pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveram uma massa à base de farinha de banana verde para pessoas com intolerância ao glúten.

A pesquisa, publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, sugere que o novo produto é mais aceitável para o organismo, tem menos gordura e é mais barato.

"Não houve diferença significativa entre a massa modificada e amostras padrão em termos de aparência, aroma, sabor e qualidade geral. As bananas verdes são consideradas um subproduto de baixo valor comercial com pouco uso industrial. Para os produtores de banana e fabricantes de produtos de massa, existe a possibilidade de diversificar e aumentar seu mercado", afirma a pesquisadora Renata Puppin Zandonadi.

Os pesquisadores compararam uma preparação de massa padrão de trigo feita a partir de farinha de trigo integral e os ovos inteiros com a massa feita de farinha de banana verde, ovos brancos e água.

A massa criada em laboratório apresentou 98% menor teor de gordura, o que é importante para pessoas com doença celíaca já que produtos sem glúten geralmente têm excesso de gordura. A massa também apresentou maiores níveis de proteína, diferente de compostos prontos sem glúten que têm poucas proteínas responsáveis por algumas características sensoriais.

A equipe testou a massa em 50 pessoas sem a doença celíaca e 25 pacientes com condição. Em ambos os grupos, a massa modificada foi melhor aceita no que diz respeito ao aroma, sabor, textura e qualidade global, indicando que o produto pode eventualmente ser comercializado para um mercado mais amplo do que apenas aqueles com doença celíaca.

A massa modificada apresentou uma alta quantidade de amido resistente, que pode ajudar a controlar o índice glicêmico, a regularidade intestinal e o colesterol. "Considerando que a doença celíaca não tratada promove o câncer nas células intestinais e inflamação na mucosa intestinal, desenvolver produtos sem glúten com compostos bioativos como os presentes na farinha de banana verde é importante para pacientes com doença celíaca", conclui Zandonadi.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário