Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de junho de 2012

Especialistas de SP vão ao Acre tratar pacientes com a doença Jorge Lobo

Pesquisadores buscam terapia adequada para casos. Mais de 80 pessoas fazem tratamento contra tipo de micose no estado

A equipe médica do Instituto Lauro de Souza Lima, da cidade de Bauru (SP), realizará consultas e exames aos portadores da doença Jorge Lobo ou lobomicose, no Acre, até o dia 29 de julho. Os atendimentos serão oferecidos aos pacientes a partir da próxima segunda-feira (25).

Segundo a gerente do Programa Estadual de Dermatologia Sanitária, Franciely Gomes, mais de 80 pessoas fazem tratamento contra a lobomicose no estado. "Rio Branco e Sena Madureira são as cidades que mais registram casos da doença. Essa equipe vem ao Acre acompanhar a evolução do tratamento para obtenção da cura dos pacientes" .

De acordo com Franciely, o tratamento está sendo estudado pelos médicos pesquisadores com o objetivo de descobrir como este tipo de micose é transmitida e qual a terapia adequada para tratar cada caso.

A doença Jorge Lobo, que é típica da região amazônica, é uma micose profunda e rara causada por um fungo conhecido por Lacazia Loboi, que se desenvolve apenas em regiões tropicais. O fungo provoca lesões únicas ou múltiplas na pele do indivíduo com aspecto nodular, o que ocasiona coceiras no local.

O Brasil é, atualmente, um dos líderes em casos de lobomicose. As pessoas que adquiriram essa doença geralmente são as que trabalharam na vegetação - no corte da seringa ou na extração da castanha. Ainda não foi possível detectar o local certo onde que se encontra o fungo transmissor.

Profissionais do instituto atenderão, também, pacientes com casos de cromomicose, que é outro tipo de micose prevalente em regiões tropicais, principalmente no Acre.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário