Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os principais mitos do câncer

11 mitos sobre o câncerVejas as informações sem evidências científicas que são divulgadas sobre a doença

1. O consumo de adoçantes provoca o surgimento da doença. Falso também. Não existem evidências científicas sobre a relação entre adoçante e tumores.

2. Segurar a urina dá câncer de bexiga. Falso também. Não há evidências científicas. O principal fator de risco para este câncer é o tabagismo.

3. Implantes de silicone podem provocar câncer de mama. Mito. Até hoje ninguém comprovou esta relação.

4. Todo nódulo ou tumor se transformará em câncer. Mito. A maior parte dos nódulos é benigna e não se trata de um sintoma da doença.

5. Pessoas negras não têm câncer de pele. Outra inverdade. A pele escura não é imune à radiação solar que causa tumores.

6. Alimentos preparados no microondas provocam câncer. Falso. Verdadeira é a relação entre alimentação não saudável e câncer. 28% dos tumores seriam evitados com boa dieta.

7. Ingestão de leite prejudica o tratamento do câncer. Falso: não há nenhuma restrição à lactose para quem faz quimioterapia ou radioterapia. 

8. Um câncer pode ser causado por uma pancada. Falso. Sem razão aparente, no entanto, hematomas podem ser sintoma de alguns cânceres, como a leucemia.

9. Somente quem tem histórico familiar está sujeito a desenvolver a doença. Falso: apenas 10% dos tumores são de origem genética.

10. Uso de desodorantes pode causar câncer de mama. É falso, mas sempre repetido nas rodinhas.

11. Câncer é uma doença contagiosa. Falso. A maior parte dos cânceres é provocada por hábitos de risco como fumo, álcool e obesidade.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário