A maioria das mulheres apresenta algum tipo de alteração no período pré-menstrual. Cerca de 90% relatam um ou mais sintomas e até 10% têm quadros incapacitantes para o convívio social e profissional. O ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio-Libanês responde agora às principais dúvidas sobre a tensão pré-menstrual, ou TPM.
1. O que é TPM?
A tensão pré-menstrual constitui estado físico emocional que acomete mulheres no período perimenstrual. Decorre de sintomas causados por alterações hormonais agravadas por problemas na esfera físico emocional. Problemas familiares, de relacionamento pessoal, estresse, má qualidade de vida, vida sedentária exacerbam os sintomas do período menstrual levando à TPM.
2. Quais são os principais sintomas?
Os sintomas variam bastante de mulher para mulher, porém os mais comuns são depressão, irritabilidade, insônia, cefaléia, dor mamária e inchaço.
3. O que pode ser confundido com TPM?
O quadro é bem típico devido a sua característica cíclica e relação com a menstruação, porém quadros psiquiátricos como depressão e síndrome do pânico podem estar associados e levar a confusão diagnóstica.
4. Como diferenciar/identificar a TPM?
Principalmente pelos sintomas cíclicos relacionados a menstruação e que comprometem o bem estar e o dia a dia são as principais características da TPM.
5. Como é o tratamento da TPM?
O tratamento envolve melhoria na qualidade de vida e diminuição das causas de estresse físico e emocional associado ao uso de medicações conforme indicação médica. Atividade física, relaxamento, dieta pobre em gorduras e cafeína e melhora na qualidade de sono também ajudam.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário