Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Entenda a ação do Victoza para o emagrecimento

Apesar de avanços nas pesquisas científicas, o uso da medicação ainda exige cuidados

Recentemente, várias noticias na mídia têm destacado o papel de uma "nova" medicação, cujo nome técnico é liraglutide, que levaria ao emagrecimento. Mas que substância é esta e como ela funciona? Para conhecermos o seu papel no emagrecimento temos de levar em conta alguns pontos muito importantes.

Primeiro, nosso organismo controla o peso corporal através de uma relação entre fatores que chamamos periféricos e centrais. Dentre os fatores que atuam em nível periférico destaca-se o GLP-1. E o que essa substância faz? Bem, ele diminui a movimentação do estômago e intestino dando assim uma sensação maior de saciedade. É quando dizemos, por exemplo, "estou satisfeito, não quero mais comer!".

Mas não é só no GLP-1 que o liraglutide age. Ele também atua na secreção de insulina, hormônio que coloca a glicose do sangue para dentro da célula. No diabético, assim como nos indivíduos acima do peso, a insulina tem dificuldade de agir. Logo, o liraglutide não só aumenta a quantidade de insulina, como diminui o nível de outro hormônio que "briga" com a insulina, atrapalhando a sua ação. Este outro hormônio chama-se glucagon.

Liraglutide no diabetes tipo 2
Embora a indicação principal em bula seja para pacientes com diabetes tipo 2, existem pelo menos seis estudos na literatura médica avaliando o liraglutide em pacientes com diabetes tipo 1. A indicação principal é para pacientes com diabetes tipo 2 porque esta medicação aumenta a liberação de insulina pelas células beta do pâncreas. No diabético tipo 1 estas células são destruídas pelo mecanismo de autoimunidade (as próprias células de defesa do organismo acham que estas células não são do paciente e começam a destruí-las). Com isto não ocorre mais produção de insulina pelo pâncreas.

Liraglutide no diabetes tipo 1
Então como agiria a medicação nos casos de pacientes com diabetes tipo 1? A ação seria por diminuição de secreção de glucagon (produzidas pelas células alfa do pâncreas) que mesmo nos pacientes com diabetes tipo 1 permanecem funcionando. Como o glucagon tem ação contrária a da insulina, acaba favorecendo o controle da glicemia.

Um estudo publicado na revista Diabetes Care, em 2011, pelo grupo da Universidade de Copenhagen, Dinamarca, mostrou uma diminuição da quantidade de insulina diária necessária mantendo-se o mesmo controle da glicemia nos pacientes com diabetes tipo 1 que usaram o liraglutide (mesmo naqueles pacientes que não tinham mais função pancreática residual). Além disto, acredita-se que também a lentificação da motilidade gástrica e consequente emagrecimento seria outro fator que ajudaria no controle da glicose sanguínea.

Efeitos colaterais
Dentre os efeitos colaterais estão as náuseas e os vômitos. Embora tenham sido relatados casos de pancreatite (inflamação no pâncreas), a incidência foi de 6 casos - 4 de pancreatite aguda e 2 de pancreatite crônica - em 2700 pacientes com diabetes recebendo liraglutide, conforme os dados do estudo LEAD (Liraglutide Effect and Action in Diabetes). Importante ressaltar, no entanto, que o próprio diabetes eleva o risco de pancreatite.

Uso no emagrecimento
O Victoza tem influêcia no emagrecimento pelos seguintes mecanismos: ele diminui a motilidade gástrica, ou seja, aumenta a sensação de saciedade com uma quantidade muito menor de alimento - e age diretamente no hipotálamo, nos centros que controlam o mecanismo de fome e saciedade.

Vejam, desde o lançamento das medicações que estimulam o GLP-1 (análogos de GLP-1) para pacientes com diabetes, vários endocrinologistas se interessaram pelo uso desta classe de remédios no tratamento do excesso de peso.

Entretanto, é muito importante saber que estudos específicos do liraglutide para a redução de peso ainda estão em fase final de teste, e questões como segurança de uso (efeitos colaterais) e dosagem não foram ainda devidamente estabelecidas.

E não se esqueça! Mais importante que o uso de qualquer medicação será sempre uma reestruturação definitiva do estilo de vida: fazer escolhas alimentares inteligentes e praticar exercícios físicos regularmente.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário