Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Festas juninas aumentam riscos de acidentes com fogos

É época de festas juninas e com elas aumenta o número de acidentes por queimaduras. Os fogos de artifício e as fogueiras são as principais causas destes acidentes, atingindo principalmente as crianças. Os riscos vão de queimaduras leves a gravíssimas que podem fazer com que os indivíduos percam dedos das mãos ou mesmo os chamados tecidos moles, como os músculos.

“Em primeiro lugar deve-se evitar ao máximo o uso de fogos de artifício e, se por acaso for usar, não deixar que as crianças manuseiem. Então é bom sempre que seja um adulto que faça esse manuseio. Também não se deve estourar foguetes próximos às residências – pois pode haver perda do controle e cair nos quintais ou nos apartamentos – e sempre utilizar um equipamento de proteção como luvas ou mesmo óculos de segurança”, aponta Marta Silva, coordenadora de Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde. “Se você estoura direto na mão, sempre há algum risco de o rojão não sair e causar um acidente ao estourar”, completa.

Nestes casos, explica Silva, pode haver uma queimadura gravíssima na mão ou inclusive rosto e outras partes do corpo. Além disso corre-se o risco de acidentes piores que pode levar a uma amputação, por exemplo. A especialista ressalta ainda que a prevenção é fator determinante para se proteger de acidentes no período das festas juninas.

“Se ocorrer uma queimadura deve-se levar imediatamente ao serviço de saúde mais próximo porque somente um profissional irá avaliar a gravidade e a severidade dessa queimadura”, diz.

Há queimaduras leves, moderadas e graves. A orientação, especialmente nos casos mais leves, é que caso se formem bolhas evitar estourá-las. “Não se deve passar cremes. Às as vezes as pessoas chegam a utilizar várias pomadas, inclusive caseira, antes de ir ao médico”, alerta.

Silva recomenda ainda manter a calma em casos de acidentes com queimaduras e procurar um hospital o mais rápido possível.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário