Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pesquisa descobre hormônio que motiva para a prática de exercícios

Equipe de pesquisadores suíços descobriu que o aumento dos níveis de um hormônio, a eritropoietina (EPO), no cérebro de modelos animais faz com que eles fiquem mais motivados para praticar atividades físicas.

A fórmula para emagrecer não é mágica: dormir bem, se alimentar de forma saudável e balanceada e praticar exercícios. Mas quem nunca desejou uma pílula que fizesse automaticamente aqueles quilinhos extras irem embora? Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, abordaram este problema de um novo ângulo: e se houvesse uma pílula que fizesse você querer se exercitar cada vez mais?

“Se você não pode colocar o exercício em um comprimido, então talvez possa colocar a motivação para o exercício em um comprimido”, destaca Gerald Weissmann, MD, editor-chefe do The FASEB Journal, onde a pesquisa foi divulgada. “À medida que mais e mais pessoas se tornam obesas, é preciso atacar o problema de todos os ângulos”.

Para realizar a descoberta, Max Gassmann, principal autor do estudo, e sua equipe utilizaram três tipos de ratos: um grupo controle, que não recebeu qualquer tratamento; outro grupo, que foi injetado com doses de EPO humana; e um grupo que foi geneticamente modificado para produzir EPO humana no cérebro.

Em comparação ao grupo controle, aqueles que tiveram aumento dos níveis do hormônio no cérebro melhoraram seu desempenho em atividades como corrida, por exemplo, isso sem o aumento de glóbulos vermelhos. Segundo Gassmann, esta constatação faz com que este novo tratamento seja potencialmente benéfico para uma ampla gama de problemas de saúde que variam da obesidade ao Alzheimer, incluindo distúrbios de saúde mental para os quais o aumento da atividade física é conhecido por melhorar os sintomas.

“Provavelmente, EPO tem um efeito geral sobre o humor de uma pessoa e pode ser utilizado em pessoas que sofrem de depressão e doenças relacionadas”, conclui o autor.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário