Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pacientes com esclerose múltipla têm menor risco de desenvolver câncer

Risco foi menor, em particular para o câncer colorretal, no entanto, tumores tenderam a ser maiores no momento do diagnóstico

Pacientes com esclerose múltipla (MS) têm menor risco de desenvolver câncer. É o que revela estudo de pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá.

O estudo, publicado na revista Brain, mostra que além de um risco menor de cânceres gerais, os pacientes com a doença tinham um risco ainda menor de câncer colorretal.

"Como o sistema imunológico desempenha um papel importante tanto no câncer quanto na MS, queríamos saber se o risco de câncer é diferente para pessoas com esclerose múltipla", afirma a autora da pesquisa Elaine Kingwell.

Para o trabalho, os pesquisadores compararam os diagnósticos de câncer em pacientes com esclerose múltipla com os da população em geral.

Enquanto eles descobriram que pacientes com esclerose múltipla têm um menor risco de câncer em geral, e em particular câncer colorretal, eles notaram que os riscos para câncer no cérebro e câncer de bexiga eram ligeiramente elevados.

Segundo os pesquisadores, um resultado inesperado foi que, para aqueles pacientes com esclerose que desenvolveram câncer, o tamanho do tumor tendeu a ser maior no momento do diagnóstico.

"Como os sintomas da esclerose múltipla podem ser amplos e incluem sensação de fadiga, é possível que os sintomas do câncer estejam sendo mascarados ou esquecidos. Independentemente dos resultados, todos os pacientes e seus médicos são incentivados a seguir as orientações de rastreio do câncer", destaca a autora sênior da pesquisa Helen Tremlett.

A equipe de pesquisa está planejando um estudo de acompanhamento para determinar se as taxas de mortalidade por câncer são alteradas em pacientes com esclerose múltipla e para entender as razões para esta redução do risco de câncer em geral.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário