Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Saiba como a medicina ayurvédica trata os distúrbios do sono

Remédios à base de plantas e mudanças de hábitos são formas de tratamento

Para a ayurveda, técnica milenar da medicina indiana, os distúrbios do sono indicam que algum dos elementos da natureza que compõem o ser humano, terra, água, fogo e ar, está em excesso no organismo. O tratamento para esses problemas, portanto, é restabelecer o equilíbrio desses itens, explica o médico ayurvédico e diretor da Associação Brasileira de Ayurveda, Paulo Bastos Gonçalves.

O reequilíbrio é feito com medicamentos à base de plantas medicinais, óleos mornos aplicados em diferentes partes do corpo e massagens. "Mas, de forma geral, a melhor maneira de tratar os problemas para dormir é buscar uma mudança no seu estilo de vida", afirma o especialista.

É importante observar um dos principais conceitos do ayurveda: "Os seres humanos são criaturas diurnas e devem seguir os padrões solares, isto é, acordar logo após o nascer do sol e preparar-se para o sono após o anoitecer". Como nem sempre é possível conciliar esse princípio do relógio biológico com os compromissos do dia a dia, o tratamento ayurvédico também vai buscar resolver também as outras causas dos distúrbios do sono.

Segundo Gonçalves, o atendimento ayurvédico inicia com a análise da qualidade e do tipo de sono que o paciente tem. O paciente é perguntado como apresenta dificuldades em adormecer, manter o sono, voltar a dormir e levantar de manhã. "Cada um desses comportamentos é a tradução da alteração do equilíbrio de um dos três estereótipos (Vata, Pitta e Kapha) nos quais o Ayurveda classifica as pessoas. Após a identificação do comportamento de sono, é feita a análise do perfil da pessoa e traçada a estratégia terapêutica para o caso", diz o médico.

Hábitos saudáveis
Conheça passos que podem ser seguidos sem contra-indicação e fazer a diferença na hora de dormir:

1. Procure levantar e deitar na mesma hora todos os dias. Isso ajuda o corpo e a mente em criar um padrão, levando a um estado de equilíbrio;

2. Evite a atitude de "compensar o sono", dormindo muito nos finais de semana;

3. Procure fazer exercícios físicos pela manhã e, caso isso não seja possível e você só possa se exercitar à noite, reserve um tempo para relaxamento antes de deitar.

4. Evite trabalhar à noite em casa, atitude típica de Pitta. Escute músicas suaves e faça leituras leves;

5. Evite o jantar pesado. O perfil Kapha aprecia uma boa refeição à noite, porém, adotando esse comportamento como hábito, fatalmente haverá um sono interrompido.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário