Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dormir mal afeta capacidade de escolher alimentos saudáveis

Em um novo estudo, pesquisadores mostram que dormir pouco afeta áreas do cérebro relacionadas à tomada de decisões complexas, o que nos leva a escolhas menos saudáveis quando o assunto é alimentação. Para autores, os resultados explicam a relação da privação do sono com obesidade.

Estudos anteriores já publicados aqui e aqui mostram a relação entre a qualidade do sono e o risco para a obesidade. Mas neste novo estudo, os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, mostram por meio de técnicas de neuroimagem que permitem visualizar o cérebro sem procedimentos invasivos que a privação do sono afeta a atividade no lobo frontal, região relacionada com o autocontrole e tomada de decisões complexas – que permitem escolhas alimentares adequadas. Isso levaria nosso cérebro a utilizar áreas ligadas ao desejo básico.

Para chegar nos resultados – que serão divulgados no periódico SLEEP -, 23 adultos saudáveis participaram de duas sessões de ressonância magnética funcional (fMRI), uma após uma noite de sono normal e outra após uma noite sem dormir. Em ambas as sessões, os voluntários classificaram o quanto eles queriam vários tipos de alimentos mostrado a eles enquanto estavam dentro do scanner.

Segundo Stephanie Greer, principal autora do estudo, a falha verificada no lobo frontal responsável por recolher informações necessárias para decidir sobre os tipos certos de alimentos – o mais saboroso ou o mais saudável – pode representar um mecanismo do cérebro que explica a ligação entre a perda de sono e a obesidade.

“Estes resultados lançam luz sobre como o cérebro é prejudicado pela privação do sono, levando a escolhas alimentares inadequadas”, conclui a pesquisadora.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário