Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de junho de 2012

Ginástica holística: faça em casa e melhore a postura


Método é tratamento para problemas na coluna, enxaqueca e até incontinência urinária

Na sala de aula de ginástica holística não há incensos acesos, nem trilha sonora de música new age. O ambiente é claro e amplo, nada de meia-luz, panos coloridos, lustres indianos ou pufes espalhados pelo chão.

O “holístico” tampouco se refere às práticas zen às quais o nome costuma ser associado.

“O nome foi definido pela tradução. Mas o que queremos dizer é que cuidamos não apenas de partes do corpo isoladamente, mas dele como um todo. Tenho dificuldade por causa da credibilidade da nomenclatura quando apresento a técnica a médicos. Depois que eles conhecem, veem que o nome não traduz o que a técnica realmente é”, afirma Patricia Lacombe, fisioterapeuta e instrutora do método.

A técnica tem semelhanças com a reeducação postural global (RPG), mas se diferencia nos movimentos realizados ao longo da aula.

“É mais dinâmico do que o RPG, porque queremos gerar autonomia no aluno”, explica Roberta de Souza Cavalini, instrutora e fisioterapeuta. Os exercícios trabalham respiração, equilíbrio e tônus muscular.

O objetivo é trabalhar o corpo em três frentes: tratamento, prevenção e orientação, principalmente com relação à coluna vertebral.

“Às vezes a pessoa pisa de forma errada e isso tem reflexos nas pernas e na coluna. Então sente dores nas costas, mas que não sabe de onde elas vêm. É preciso melhorar a dor e também corrigir a origem do problema”, ressalta Roberta.

Ela destaca bons resultados em tratamentos contra fibromialgia e enxaqueca, além da redução de 90% dos casos de cirurgia da coluna entre os pacientes que chegaram ao local onde trabalha.

“Podemos aplicar os movimentos para qualquer patologia ósseo-muscular. Usamos muito para tratamento de hérnia de disco e outras situações mais graves. Temos ótimos progressos em casos de incontinência urinária, prevenção de quedas e ganho de equilíbrio em idosos”, reforça Paula.

No País, o lado terapêutico da ginástica holística tem sido o mais difundido e procurado. Na Europa, no entanto, a técnica é voltada à qualidade de vida, dentro do conceito de envelhecimento saudável.

Os acessórios empregados durante as aulas podem ser facilmente adaptados e usados em casa. Tubos de PVC, um rolo de macarrão, sacos de sal e bolinhas de tênis são as principais elementos incorporados na ginástica.

“Queremos provocar a autonomia e não criar dependência”, explica a fisioterapeuta.

“Ensinamos a pessoa a adquirir consciência corporal e se tratar sozinha. Os movimentos são explicados, a pessoa ganha lição de casa para fazer”, completa Roberta.

Em média, o aluno vai ao consultório uma ou duas vezes por semana apenas, em sessões de uma hora. O restante do tratamento é realizado em casa. Os resultados vão depender do comprometimento pessoal, além do objetivo de cada um, mas aparecem em cerca de seis meses.

A terapeuta Roberta de Souza Cavalini ensina cinco movimentos da ginástica:

 
1. Ponha uma bolinha de tênis embaixo do pé e role-a para frente e para trás, fazendo uma leve pressão.



2. Pare a bolinha. Coloque-a embaixo dos dedos, segure-a com eles e pressione. Conte aproximadamente 45 segundos. O pé de apoio deve ficar alinhado com o outro.



3. Mova a bolinha, colocando-a no centro do pé. Pressione por 45 segundos. Perceba se há dor nesse local. Mantenha o outro pé alinhado.



4. Coloque a bolinha no calcanhar. Pressione por 45 segundos. Retire a bolinha e faça os movimentos com o outro pé.


5. Sente no saquinho e faça movimentos leves para frente e para trás. Conte 45 segundos.



6. Faça movimentos para um lado e para o outro. Conte mais 45 segundos.

 7. Faça movimentos para um lado e para o outro. Conte mais 45 segundos.


8.. Ainda sentado sob o saquinho, faça movimentos circulares com o corpo, como se desenhasse um círculo no espaço, por 45 segundos.


9. Deite e pegue duas bolinhas de tênis.


10. Dobre as pernas e eleve o quadril. Coloque-as bem na base do cóccix. Relaxe a coluna.


11. Movimente levemente o quadril, rolando as bolinhas embaixo do corpo. Faça por uns 45 segundos.


12. Deitado, posicione um pau de macarrão na base do pescoço, próximo à coluna.


13. Faça movimentos com a cabeça como se estivesse dizendo não, por 45 segundos.


14. Posicione o rolo um pouco mais para cima e faça novamente os movimentos de “não” por mais 45 segundos.


15. Eleve mais para cima o pau de macarrão, já na base da cabeça. Faça os movimentos por mais 45 segundos.


16. Coloque um tubo de PVC de 10cm de diâmetro no chão. Vá deitando em cima dele.


17. Coloque os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. Fique nessa posição por 45 segundos.


18. Vá subindo os braços e deixo-os bem abertos. Fique assim por 45 segundos.


19. Mexa apenas a parte superior do braço. Você formará uma figura semelhante a um candelabro. Segure por 45 segundos.



Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário