Desde o início de junho, sete casos foram identificados em usuários de drogas injetáveis de países da União Europeia
A agência de saúde inglesa - Health Protection Agency (HPA) - divulgou, nesta sexta-feira (17), estar ciente da morte de um usuário de drogas injetáveis no hospital em Blackpool, no norte do país, por infecção por antraz. A entidade revelou ainda saber de um surto da doença em outros países da Europa. Desde o início de junho, sete casos foram identificados: um na Escócia, três na Alemanha, dois na Dinamarca, e um na França. A suspeita é de que a bactéria transmissora estaria em heroína contaminada.
Estes são os primeiros casos de antraz entre usuários de drogas injetáveis na Europa desde o surto em 2009/2010, que afetou principalmente a Escócia (119 casos), mas com relatos também na Inglaterra (cinco) e na Alemanha (dois).
Segundo a especialista em infecções zoonóticas do HPA, Dilys Morgan, "é provável que novos casos entre usuários de drogas injetáveis sejam identificados como parte do atual surto nos países da União Europeia. O Departamento de Saúde alertou sistemas de saúde sobre a possibilidade da entrada de pacientes na emergência com sintomas de antraz".
O antraz em usuários de drogas era considerado muito raro - antes da eclosão 2009-2010 na Escócia, apenas um caso anterior havia sido relatado na Noruega, em 2000. Os usuários de drogas podem ser infectados caso a heroína esteja contaminada com esporos da bactéria transmissora da doença. Esta fonte de infecção poderia ser injetada, fumada ou inalada.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário