Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 4 de agosto de 2012

Pesquisadores encontram gene da obesidade em mexicanos

O gene foi encontrado somente em populações com componente indígena ou mestiça americana; também foram estudados grupos da África, Ásia e Europa

Os mexicanos trazem no organismo o gene da obesidade, motivo pelo qual mostram uma alta predisposição ao sobrepeso, segundo revela um estudo cientifício realizado pela Faculdade de Química, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).

O gene também é responsável por fazer com que os mexicanos sofram de doenças crônicas e complicações metabólicas em uma proporção maior do que a média dos seres humanos, segundo os especialistas da Unam.

De acordo com o estudo, realizado em colaboração com o Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán e o Instituto Nacional de Medicina Genômica, foi identificada "uma variante genética de risco metabólico, exclusiva dos mexicanos".

Um dos especialistas da equipe que conduziu a pesquisa, Samnuel Canizalez, o gene altera a função do transportador de colesterol ABCA1 e provoca uma diminuição nos níveis de "colesterol bom", o HDL, encarregado de limpar as artérias.

Se esse transportador funciona bem resulta níveis normais ou altos de HDL, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, motivo pelo qual pessoas com colesterol bom alto tendem a viver mais.

O gene foi encontrado somente em populações com componente indígena ou mestiça americana. Também foram estudados grupos da África, Ásia e Europa.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário